Aulas Programadas - 9º ano












































































































LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/wbNv--cnkAA







LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=40GJPFORKfY





















































LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Q_z9d4Rch8w&ab_channel=cassiansr





















































































































 
 
 








 






























 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 













 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

































































































________________________________________________________________________________


CIÊNCIAS

Queridos alunos...
“Não esqueçam que a dor passa; a ansiedade acalma; as dificuldades diminuem; o medo vai embora; a tristeza vira alegria; a força aumenta e logo tudo ficará BEM.”


Aulas programadas
Turma: 9 A1
Disciplina: Ciências
Semana: 11 a 15 de maio

1)    Passamos tanto tempo em casa acompanhando as notícias sobre o covid19. Acredito que estejam todos bem em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Agora eu gostaria que você:
a)    Respondesse em seu caderno. O que é o coronavírus? Como acontece o contágio? De que forma ele pode se manifestar no organismo? De que forma podemos nos proteger?
b)    Escrevesse um parágrafo em seu caderno contando quais foram os impactos que essa pandemia causou na sua vida e na vida de sua família.

Sugestão de jogo. Vamos ver se você consegue responder as perguntas do QUIZ sobre Coronavírus. Basta acessar o link: https://www.stopcontagio.pt/.

2)   Retomando...
Falamos em aula sobre substância pura e em misturas. Agora pense e responda:

a)    Você sabe o que significa dizer que a água é potável?
b)    A água que bebemos pode ser considerada pura ou uma mistura? Explique.
c)    Um estudante fez a seguinte afirmação: ”Só podemos beber água mineral porque ela é uma substância pura”. Analisando o rótulo de uma água mineral apresentado abaixo, você concorda com esse estudante? Escreva sua resposta justificando-a.
d)    O ar que respiramos, pode ser considerado uma substância pura ou uma mistura?
e)    Leia o texto e responda:
Às 22h do dia 20 de abril de 2010, uma explosão destruiu a plataforma petrolífera Deepwater Horizon e vitimou 11 pessoas. É difícil estimar o montante do petróleo que vazou. Os impactos desta explosão no golfo do México serão sentidos muito mais longe e por muito mais tempo. Parte do petróleo derramado, principalmente alguns de seus componentes mais tóxicos, podem também estar se espalhando pelo fundo do oceano, alcançando distâncias de até 50 km do poço danificado.
Há uma considerável variação nas composições entre diferentes amostras de petróleo. Apesar de serem ricas em hidrocarbonetos, algumas dessas composições ainda não são totalmente conhecidas; outras possuem compostos carcinogênicos e mutagênicos. Além disso, quando o petróleo é derramado em uma área, ele se espalha sobre a superfície da água, sofrendo modificações que transformam seus componentes.
Especialistas afirmam que a exposição de organismos marinhos a esses produtos tóxicos pode se estender durante longos períodos. A eliminação desses componentes depende da ação de microrganismos e é um processo muito lento, que demora anos.
                                         http//cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/o-manto-negro-da-morte>.)

De acordo com o texto acima, o petróleo:
a. é uma mistura.                                    b. é uma substância muito tóxica.

c. se dissolve rapidamente na água.        d. não deveria ser extraído de águas profundas.


HISTÓRIA


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Nome:__________________________________________________________
Turma: 9ª A 1                       Data: 11/05/2020 (primeira semana)
Professora: Eliane Blasi                 

Atividades de História
Queridos alunos,
Vamos praticar um pouquinho?....

Atividade 1

A)    Após leitura dos textos da página 35 a 41 do livro didático, montar em seu caderno uma CRUZADINHA, seguindo as seguintes questões:

1-      Um dos principais acontecimentos que levaram a queda da monarquia no Brasil foi a abolição dos...
2-      O projeto republicando ganhou força no país com a expansão da lavoura...
3-      O movimento republicano cresceu a partir de várias revoltas, entre elas podemos destacar a Revolução...
4-      Forma de governo onde o presidente é eleito por 4 anos
5-      Tipo de voto onde os eleitores são induzidos a votar em 1 candidato apenas
6-      Um dos grupos que deixou de apoiar a monarquia
7-      Conjunto de leis de um país
8-      Um dos 3 poderes definidos pela Constituição de 1891
9-      Proclamou a república no Brasil em 15 de novembro de 1889, foi o Marechal Deodoro da...



GEOGRAFIA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Nome:__________________________________________________________
Turma: 9º ano                                    Data: 14/05/2020
Professora: Margarete Teresinha Schmidt Diedrich                   2 Períodos

Atividades de Geografia

 A atual crise de saúde ocasionada pela Covid-19 está atingindo a grande maioria de países do mundo. Alguns estão obtendo melhores resultados do que outros para combater a doença.
1)    Atividade: Escolha dois países do mundo que foram atingidos pela pandemia, e compare as estratégias utilizadas para combater a disseminação do vírus com as estratégias brasileiras, assim como seus resultados.
2)    Escreva um texto relatando o que descobriu e suas conclusões.

Vamos lá! Vou querer saber tudinho quando voltarmos a nos encontrar!
Saudades Queridos alunos!!



LÍNGUA PORTUGUESA


LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO  – 13/05/20
Leia os textos abaixo e responda as questões 1, 2, 3 e 4.

Foram beber na frente da conveniência após toque de recolher e acabaram detidos Eles já tinham sido orientados e continuaram no local
 Na noite de terça-feira (24), três rapazes e uma jovem, com idades entre 21 e 23 anos, foram detidos por desrespeitarem o toque de recolher em Jardim, município distante 239 quilômetros de Campo Grande. Eles estavam na frente de uma conveniência, ouvindo música e ingerindo bebidas alcoólicas.
Segundo a Polícia Militar, fiscais do isolamento sanitário de prevenção ao Covid-19 informaram que quatro pessoas estavam aglomeradas na frente da conveniência, bebendo e ouvindo som alto. Eles chegaram a avisar sobre o toque de recolher e também sobre a orientação de evitar aglomerações. Mesmo assim, após as 22 horas o grupo permanecia no local.
Em Jardim o toque de recolher acontece às 22 horas. Os policiais foram até o local e conduziram os quatro envolvidos para a delegacia do município, onde eles foram autuados por infração de medida sanitária preventiva.
     Fonte: jornal eletrônico Midiamax - 25/03/2020

Toque de recolher: 13 comércios são fechados na Capital Reincidentes podem ter alvará cassado
Com o suporte de um drone, os guardas civis metropolitanos foram as ruas de Campo Grande nesta terça-feira (24). O toque de recolher fechou 13 estabelecimentos comerciais que estavam funcionando após as 22 horas e abordaram 26 pessoas, orientados a voltar pra casa.
 O secretário Municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, gradativamente vem crescendo a adesão ao toque de recolher. Ele alerta que a partir de agora, vencida esta primeira fase de caráter educativo, os comerciantes que insistirem em desrespeitar o toque de recolher (entre 22 horas e às 5 horas do dia seguinte), poderão ser alvo de medidas mais duras, com a possibilidade até mesmo de cassação dos alvarás de funcionamento dos seus estabelecimentos.
Já os transeuntes flagrantes nas ruas após às 22 horas, poderão ser encaminhados para a Delegacia. Nesta terça, a GCM atendeu 8 denúncias de desrespeito ao toque de recolher, fez rondas nas sete regiões urbanas de Campo Grande.
                                                      Fonte: jornal eletrônico Topmídia News 25/03/2020
ATIVIDADE 1
1) Analisando as manchetes das notícias, descreva as semelhanças entre elas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você é a favor ou contra as medidas que foram adotadas para combater o novo coronavírus? Justifique sua resposta.     ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Conforme a leitura realizada, descreva o fato central de ambas as notícias, isto é, o que elas abordam.       ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Reescreva o trecho grifado na segunda notícia corrigindo o desvio de acentuação, conforme regras de uso da crase.               
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 2
 Baseado na leitura das notícias anteriores, faça uma entrevista com seus familiares – se preciso, utilize o Whatsapp ou telefone - buscando saber a opinião deles sobre o toque de recolher imposto em Campo Grande devido ao novo coronavírus. Após, responda às seguintes questões:
1) Quantas pessoas você entrevistou?  _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quantas são contra e quantas são a favor.  _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Baseado nessa entrevista, calcule e informe a porcentagem de pessoas, em sua casa, contra e a favor ao toque de recolher. ____% a favor. ____% contra.


ATIVIDADE 3 (2 aulas)  15/05/20
 Leia o decreto e responda às questões 1, 2 e 3.
 DECRETO n. 14.211, DE 21 DE MARÇO DE 2020.
Determina toque de recolher em todo o território do município de Campo Grande, para enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus - COVID-19 e dá outras providências. MARCOS MARCELLO TRAD, Prefeito Municipal de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições conferidas nos incisos II e VI, do art. 67 da Lei Orgânica do Município. Considerando a Portaria MS n. 188, de 3 de fevereiro de 2020, por meio da qual o Ministro de Estado da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus; Considerando que a Lei Federal n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, dispôs sobre medidas para o enfrentamento da citada emergência de saúde pública de importância internacional; Considerando que a Câmara dos Deputados, em 18 de março de 2020, e o Senado Federal reconheceu a existência de calamidade pública para os fins do artigo 65 da Lei Complementar Federal n. 101, de 4 de maio de 2000; Considerando a notória e crescente escala nacional, estadual e municipal dos índices de infestação do coronavírus – COVID-19; Considerando a situação de emergência declarada pelo Decreto Municipal n. 14.195, de 18 de março de 2020, para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus – COVID-19;  Considerando a necessidade de tomada de medidas urgentes e mais severas para conter a circulação e aglomeração de pessoas, DECRETA:
Art. 1º Fica determinado toque de recolher a partir do dia 21 de março a 5 de abril de 2020, das 22:00 até às 05:00 horas do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo território do Município de Campo Grande, ficando terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto a circulação quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência. Parágrafo único. A locomoção no horário em que vigorar o toque de recolher deverá ser realizada pelo indivíduo, preferencialmente, de maneira individual, sem acompanhante.
 Art. 2º Poderá ocorrer apreensão de veículos e condução forçada de pessoas pelas autoridades municipais, em decorrência do descumprimento do disposto no caput deste artigo.
Art. 3º Em razão do toque de recolher fica terminantemente proibida a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros, objetivando evitar contatos e aglomerações, no período estipulado no caput do art. 1º deste Decreto.
Art. 4º Em caso de descumprimento das medidas previstas neste Decreto, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social em conjunto com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Gestão Urbana e de Saúde, são competentes para apurar as eventuais práticas de infrações administrativas previstas no ordenamento jurídico municipal, bem como no artigo 10 da Lei Federal n. 6.437, de 20 de agosto de 1977, além dos crimes previstos nos artigos 267, 268 e 330 do Código Penal. Parágrafo único. Fica delegado, em caráter excepcional e pelo prazo constante no caput do art. 1º deste Decreto, à Guarda Civil Metropolitana os poderes de fiscalização pertencentes a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana.
Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
 CAMPO GRANDE-MS, 21 DE MARÇO DE 2020.
 1) Tendo em vista o gênero textual lido, isto é, “Decreto”, identifique e escreva abaixo os itens (tópicos) que compõem o texto, ex.: data, local, etc.:  ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quais são as principais ações previstas pelo decreto e qual o objetivo central delas? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Tendo em vista as medidas impostas pelo decreto, dê sua opinião sobre a eficácia delas para o combate ao novo coronavírus.     ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 4 (2 AULAS) 20/05/20
Produzir um texto argumentativo( artigo de opinião) de 20 a 25 linhas, com título trazendo pontos de vista contra e a favor à quarentena imposta pelo novo coronavírus. É necessário que se pesquise em sites de notícias locais e nacionais, e que se leia textos de especialistas para emitir sua opinião sobre essa situação. Pode-se usar citações dos autores, desde que se dê o devido crédito.


LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS


PLANO DE ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA Nº 1

PROFESSORA: Rafaela Bakkar Scherer

ANO/TURMA: 9º ano / 9A1

DATA: 12/05/2020

ATIVIDADES PROPOSTAS: Copie o texto e as perguntas abaixo no seu caderno. Depois, responda as perguntas, em inglês.



Questions

1.                  O que você pode fazer à noite na Avenida Paulista?
2.                  Onde você pode comer lá?
3.                  Quais são alguns de seus lugares culturais?
4.                  Onde você pode fazer compras lá?
5.                  Quando é uma boa época para visitar São Paulo?



ARTES 

 AULA PROGRAMADA
Turma:  9º ano A 1
Disciplina:  Arte
 Professora: Anelise Mallmann
Data:  12/05/2020 (1 período).
Olá alunos estou enviando a atividade de Arte dessa semana:
Na atividade realizada do nosso livro de Arte, na aula anterior, falamos sobre “A Arte e a Ancestralidade” onde vocês pesquisaram sobre o assunto.
Para a atividade de hoje, novamente no nosso livro, na pág. 19, o assunto com o título “Mapa da Ancestralidade”, com o objetivo de conscientizá-los dos conhecimentos que têm suas origens, das pessoas responsáveis por sua formação e educação, e das pessoas que vieram antes destas, e assim por diante.
Atividade Proposta:
Fazer somente o primeiro item da atividade proposta. Criar um mapa de suas origens a partir de um desenho significativo. Pesquisem com os seus familiares para poderem realizar a atividade.
Obs: Fazer a atividade no dia da nossa aula e registrar no caderno o que foi realizado. Dúvidas serão dadas no nosso grupo de wattsapp, dentro do horário escolar.

SE CUIDEM QUERIDOS, ABRAÇOS.

MATEMÁTICA

Aulas programadas
Turma: 9º ano
Disciplina: Matemática
Semana: 11 a 15 de maio
Professora: Andréia Soldi Rosenbach

Mensagem: “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS DIA APÓS DIA” – Robert Colier
Atividades: Fazer no seu caderno, copiar (exceto os desenhos) e resolver todas as questões.
Leia a receita de bolo de chocolate descrita abaixo. Note que os ingredientes foram separados em secos e molhados.
Bolo de chocolate
Ingredientes secos:
·         350 gramas de farinha de trigo
·         150 gramas de achocolatado em pó
·         200 gramas de açúcar
·         10 gramas de fermento químico em pó
Ingredientes molhados:
·         250 mL de leite
·         200 mL de óleo de soja
·         100 mL de ovo (2 ovos)
Considerando os ingredientes acima listados, determine:
a)Quantos gramas de ingredientes secos serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
b)Quantos mL de ingredientes molhados serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
c)Liste os ingredientes supondo que você deseje fazer massa suficiente para preparar uma receita e meia.
d)Considerando os preços dos produtos que devem ser comprados para fazer o bolo de chocolate, determine qual será o valor total da compra se você comprar um item de cada da lista.











  e)Considere que, para comprar os itens da lista você tem uma nota de R$  20,00 e uma nota de R$ 10,00. Sobraria ou faltaria dinheiro? Quanto?
f)Suponha que você deseja fazer um bolo menor, utilizando a mesma receita. Reescreva a receita indicando a quantidade de cada ingrediente, para que seja possível fazer um bolinho com tamanho equivalente a ¼ do bolo de chocolate original  (utilize as quantidades em grama e/ou mL).
g)Considerando os valores dos ingredientes do item “d”, determine quanto você gastaria em dinheiro, para adquirir a quantidade de cada item separadamente conforme o necessário para fazer a receita inicial, sem sobrar nenhum ingrediente.
Exemplo: Você vai comprar 1 Kg (1000 gramas) de farinha no mercado, mas para a receita são necessários apenas 350 gramas. Se 1000 gramas de farinha custam R$ 1,99, quanto custam 350 gramas?

h)Qual o gasto total em ingredientes para fazer o bolo?
i)Calcule um preço de venda para esse bolo, considere o valor gasto em ingredientes calculado no item “h” e acrescente uma margem de lucro de 150%.
j)Se você fosse trabalhar com venda de bolos, determine a quantidade de bolos que você precisaria fazer, por mês, para conseguir um salário mínimo de R$ 1045,00. Lembre-se que apenas o lucro deve ser considerado como salário.
k)Busque com seus familiares uma receita que você goste muito e que vocês costumam fazer em casa. Anote os ingredientes e o modo de preparo para compartilhar com os colegas no retorno. Sugestão: convide um familiar e se desafie a aprender a cozinhar. Registre essa experiência com fotos e, se possível, compartilhe com a sua turma e professor(a).


ENSINO RELIGIOSO

PROFESSORA: JULIANA M. LENZ
DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
SEMANA 1 -11/05 à 15/05  1 hora/aula  
TURMA: 9º A 1

QUERIDOS ALNOS! VAMOS FALAR SOBRE EMPATIA?


 COPIE AS ATIVIDADES NO CADERNO, REALIZE E REFLITA SOBRE O QUE É TER EMPATIA, PRINCIPALMENTE NO MOMENTO EM QUE ESTAMOS VIVENDO.



  • ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
    Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
    Aula número 2 – Educação Física – Prof Marcos
    Segunda semana: de 11 a 15/05/2020
    1 Parte:
    Seguindo o guia acima, realizar os alongamentos número:
    6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30
    2 Parte:
    Pequeno circuitoFaça na sua sala ou corredor, uma linha de chinelos ou
    nis afastados a cada 30cm ou 40 cm. Esse caminho poderá ser usado

  • para diversas movimentações. Você pode fazer um zigue-zague lateral,
    frontal, pode saltar sobre eles com os dois pés ao mesmo tempo ou um por
    vez etc. Indo e voltando e será um bom exercício! Vocês m 4
    possibilidades de movimentos. Aconselho fazer durante 1 minuto com
    intervalo também de 1 minuto. Pode-se repetir de 3 a 4 vezes o circuito.
    Registrar estas atividades com fotos, para comprovação.
    3 Parte:
    Repetir o mesmo alongamento do início da aula. Seguindo o guia acima,
    realizar os alongamentos número:
    6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30
    Boa semana e até nosssa próxima aula!!












































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog