Aulas Programadas - 9º ano
LINK VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=PGPRh4JBIsg
LLINK VÍDEO : https://youtu.be/HaFtwxpcgsI
LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/wbNv--cnkAA
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=40GJPFORKfY
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Q_z9d4Rch8w&ab_channel=cassiansr

________________________________________________________________________________
CIÊNCIAS
Queridos
alunos...
“Não
esqueçam que a dor passa; a ansiedade acalma; as dificuldades diminuem; o medo
vai embora; a tristeza vira alegria; a força aumenta e logo tudo ficará BEM.”
Aulas programadas
Turma: 9 A1
Disciplina: Ciências
Semana: 11 a 15 de maio
1) Passamos
tanto tempo em casa acompanhando as notícias sobre o covid19. Acredito que
estejam todos bem em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Agora
eu gostaria que você:
a) Respondesse
em seu caderno. O que é o coronavírus? Como acontece o contágio? De que forma
ele pode se manifestar no organismo? De que forma podemos nos proteger?
b) Escrevesse
um parágrafo em seu caderno contando quais foram os impactos que essa pandemia
causou na sua vida e na vida de sua família.
Sugestão de jogo. Vamos ver se você consegue responder as perguntas do
QUIZ sobre Coronavírus. Basta acessar o link: https://www.stopcontagio.pt/.
2) Retomando...
Falamos em aula sobre substância pura e em misturas. Agora pense e
responda:
a) Você
sabe o que significa dizer que a água é potável?
b) A
água que bebemos pode ser considerada pura ou uma mistura? Explique.
c) Um
estudante fez a seguinte afirmação: ”Só podemos beber água mineral porque ela é
uma substância pura”. Analisando o rótulo de uma água mineral apresentado
abaixo, você concorda com esse estudante? Escreva sua resposta justificando-a.
d) O
ar que respiramos, pode ser considerado uma substância pura ou uma mistura?
e) Leia
o texto e responda:
Às 22h do dia 20 de abril de 2010, uma explosão destruiu a
plataforma petrolífera Deepwater Horizon e vitimou 11 pessoas. É difícil
estimar o montante do petróleo que vazou. Os impactos desta explosão no golfo
do México serão sentidos muito mais longe e por muito mais tempo. Parte do
petróleo derramado, principalmente alguns de seus componentes mais tóxicos,
podem também estar se espalhando pelo fundo do oceano, alcançando distâncias de
até 50 km do poço danificado.
Há uma considerável variação nas composições entre
diferentes amostras de petróleo. Apesar de serem ricas em hidrocarbonetos,
algumas dessas composições ainda não são totalmente conhecidas; outras possuem
compostos carcinogênicos e mutagênicos. Além disso, quando o petróleo é
derramado em uma área, ele se espalha sobre a superfície da água, sofrendo
modificações que transformam seus componentes.
Especialistas afirmam que a exposição de organismos
marinhos a esses produtos tóxicos pode se estender durante longos períodos. A
eliminação desses componentes depende da ação de microrganismos e é um processo
muito lento, que demora anos.
http//cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/o-manto-negro-da-morte>.)
De acordo
com o texto acima, o petróleo:
a. é uma
mistura. b.
é uma substância muito tóxica.
c. se
dissolve rapidamente na água. d.
não deveria ser extraído de águas profundas.
HISTÓRIA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Nome:__________________________________________________________
Turma: 9ª A 1 Data: 11/05/2020
(primeira semana)
Professora: Eliane Blasi
Atividades de História
Queridos alunos,
Vamos praticar um pouquinho?....
Atividade 1
A)
Após leitura dos textos da página 35 a 41 do
livro didático, montar em seu caderno uma CRUZADINHA, seguindo as
seguintes questões:
1-
Um dos principais acontecimentos que levaram a
queda da monarquia no Brasil foi a abolição dos...
2-
O projeto republicando ganhou força no país com
a expansão da lavoura...
3-
O movimento republicano cresceu a partir de
várias revoltas, entre elas podemos destacar a Revolução...
4-
Forma de governo onde o presidente é eleito por
4 anos
5-
Tipo de voto onde os eleitores são induzidos a
votar em 1 candidato apenas
6-
Um dos grupos que deixou de apoiar a monarquia
7-
Conjunto de leis de um país
8-
Um dos 3 poderes definidos pela Constituição de
1891
9-
Proclamou a república no Brasil em 15 de
novembro de 1889, foi o Marechal Deodoro da...
GEOGRAFIA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Nome:__________________________________________________________
Turma: 9º ano Data: 14/05/2020
Professora: Margarete
Teresinha Schmidt Diedrich
2 Períodos
Atividades de Geografia
A
atual crise de saúde ocasionada pela Covid-19 está atingindo a grande maioria
de países do mundo. Alguns estão obtendo melhores resultados do que outros para
combater a doença.
1) Atividade: Escolha dois países do mundo
que foram atingidos pela pandemia, e compare as estratégias utilizadas para
combater a disseminação do vírus com as estratégias brasileiras, assim como
seus resultados.
2) Escreva um texto relatando o que
descobriu e suas conclusões.
Vamos lá! Vou querer saber
tudinho quando voltarmos a nos encontrar!
Saudades Queridos
alunos!!
LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO – 13/05/20
Leia os textos abaixo e
responda as questões 1, 2, 3 e 4.
Foram
beber na frente da conveniência após toque de recolher e acabaram detidos Eles
já tinham sido orientados e continuaram no local
Na noite de terça-feira (24), três rapazes e
uma jovem, com idades entre 21 e 23 anos, foram detidos por desrespeitarem o
toque de recolher em Jardim, município distante 239 quilômetros de Campo
Grande. Eles estavam na frente de uma conveniência, ouvindo música e ingerindo
bebidas alcoólicas.
Segundo
a Polícia Militar, fiscais do isolamento sanitário de prevenção ao Covid-19
informaram que quatro pessoas estavam aglomeradas na frente da conveniência,
bebendo e ouvindo som alto. Eles chegaram a avisar sobre o toque de recolher e
também sobre a orientação de evitar aglomerações. Mesmo assim, após as 22 horas
o grupo permanecia no local.
Em
Jardim o toque de recolher acontece às 22 horas. Os policiais foram até o local
e conduziram os quatro envolvidos para a delegacia do município, onde eles
foram autuados por infração de medida sanitária preventiva.
Fonte: jornal eletrônico Midiamax - 25/03/2020
Toque de recolher: 13 comércios são fechados na Capital Reincidentes podem ter
alvará cassado
Com o
suporte de um drone, os guardas civis metropolitanos foram as ruas de Campo
Grande nesta terça-feira (24). O toque de recolher fechou 13 estabelecimentos
comerciais que estavam funcionando após as 22 horas e abordaram 26 pessoas,
orientados a voltar pra casa.
O secretário Municipal de Segurança Pública,
Valério Azambuja, gradativamente vem crescendo a adesão ao toque de recolher. Ele
alerta que a partir de agora, vencida esta primeira fase de caráter educativo,
os comerciantes que insistirem em desrespeitar o toque de recolher (entre 22
horas e às 5 horas do dia seguinte), poderão ser alvo de medidas mais duras,
com a possibilidade até mesmo de cassação dos alvarás de funcionamento dos seus
estabelecimentos.
Já os
transeuntes flagrantes nas ruas após às 22 horas, poderão ser encaminhados para
a Delegacia. Nesta terça, a GCM atendeu 8 denúncias de desrespeito ao toque de
recolher, fez rondas nas sete regiões urbanas de Campo Grande.
Fonte: jornal eletrônico Topmídia
News 25/03/2020
ATIVIDADE 1
1) Analisando as manchetes das
notícias, descreva as semelhanças entre elas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você é a favor ou contra as
medidas que foram adotadas para combater o novo coronavírus? Justifique sua
resposta. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Conforme a leitura
realizada, descreva o fato central de ambas as notícias, isto é, o que elas
abordam.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Reescreva o trecho grifado
na segunda notícia corrigindo o desvio de acentuação, conforme regras de uso da
crase.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2
Baseado na leitura das notícias anteriores, faça
uma entrevista com seus familiares – se preciso, utilize o Whatsapp ou telefone
- buscando saber a opinião deles sobre o toque de recolher imposto em Campo
Grande devido ao novo coronavírus. Após, responda às seguintes questões:
1) Quantas pessoas você
entrevistou? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quantas são contra e
quantas são a favor. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Baseado nessa entrevista,
calcule e informe a porcentagem de pessoas, em sua casa, contra e a favor ao
toque de recolher. ____% a favor. ____% contra.
ATIVIDADE 3 (2 aulas) 15/05/20
Leia o decreto e responda às questões 1, 2 e
3.
DECRETO n. 14.211, DE 21 DE MARÇO DE 2020.
Determina
toque de recolher em todo o território do município de Campo Grande, para
enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus - COVID-19 e dá outras providências.
MARCOS MARCELLO TRAD, Prefeito Municipal de Campo Grande, capital do Estado de
Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições conferidas nos incisos II e VI, do
art. 67 da Lei Orgânica do Município. Considerando a Portaria MS n. 188, de 3
de fevereiro de 2020, por meio da qual o Ministro de Estado da Saúde declarou
Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da
Infecção Humana pelo Novo Coronavírus; Considerando que a Lei Federal n.
13.979, de 6 de fevereiro de 2020, dispôs sobre medidas para o enfrentamento da
citada emergência de saúde pública de importância internacional; Considerando
que a Câmara dos Deputados, em 18 de março de 2020, e o Senado Federal
reconheceu a existência de calamidade pública para os fins do artigo 65 da Lei
Complementar Federal n. 101, de 4 de maio de 2000; Considerando a notória e
crescente escala nacional, estadual e municipal dos índices de infestação do
coronavírus – COVID-19; Considerando a situação de emergência declarada pelo
Decreto Municipal n. 14.195, de 18 de março de 2020, para o enfrentamento da
pandemia decorrente do coronavírus – COVID-19; Considerando a necessidade de tomada de
medidas urgentes e mais severas para conter a circulação e aglomeração de
pessoas, DECRETA:
Art. 1º Fica determinado toque
de recolher a partir do dia 21 de março a 5 de abril de 2020, das 22:00 até às
05:00 horas do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo
território do Município de Campo Grande, ficando terminantemente proibido a circulação
de pessoas, exceto a circulação quando necessária para acesso aos serviços
essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência. Parágrafo
único. A locomoção no horário em que vigorar o toque de recolher deverá ser
realizada pelo indivíduo, preferencialmente, de maneira individual, sem
acompanhante.
Art. 2º Poderá ocorrer apreensão de veículos e
condução forçada de pessoas pelas autoridades municipais, em decorrência do
descumprimento do disposto no caput deste artigo.
Art. 3º Em razão do toque de
recolher fica terminantemente proibida a circulação e permanência de pessoas
nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros, objetivando evitar
contatos e aglomerações, no período estipulado no caput do art. 1º deste Decreto.
Art. 4º Em caso de
descumprimento das medidas previstas neste Decreto, a Secretaria Especial de
Segurança e Defesa Social em conjunto com as Secretarias Municipais de Meio
Ambiente e Gestão Urbana e de Saúde, são competentes para apurar as eventuais
práticas de infrações administrativas previstas no ordenamento jurídico
municipal, bem como no artigo 10 da Lei Federal n. 6.437, de 20 de agosto de
1977, além dos crimes previstos nos artigos 267, 268 e 330 do Código Penal.
Parágrafo único. Fica delegado, em caráter excepcional e pelo prazo constante
no caput do art. 1º deste Decreto, à Guarda Civil Metropolitana os poderes de
fiscalização pertencentes a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e
Gestão Urbana.
Art. 5º Este Decreto entra em
vigor na data de sua publicação.
CAMPO GRANDE-MS, 21 DE MARÇO DE 2020.
1) Tendo em vista o gênero textual lido, isto
é, “Decreto”, identifique e escreva abaixo os itens (tópicos) que compõem o
texto, ex.: data, local, etc.: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quais são as principais
ações previstas pelo decreto e qual o objetivo central delas? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Tendo em vista as medidas
impostas pelo decreto, dê sua opinião sobre a eficácia delas para o combate ao
novo coronavírus. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 4 (2 AULAS) 20/05/20
Produzir um texto
argumentativo( artigo de opinião) de 20 a 25 linhas, com título trazendo pontos
de vista contra e a favor à quarentena imposta pelo novo coronavírus. É
necessário que se pesquise em sites de notícias locais e nacionais, e que se
leia textos de especialistas para emitir sua opinião sobre essa situação.
Pode-se usar citações dos autores, desde que se dê o devido crédito.
LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS
PLANO
DE ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA Nº 1
PROFESSORA:
Rafaela Bakkar Scherer
ANO/TURMA:
9º ano / 9A1
DATA:
12/05/2020
ATIVIDADES
PROPOSTAS: Copie o texto e as perguntas abaixo no seu caderno. Depois, responda
as perguntas, em inglês.
Questions
1.
O
que você pode fazer à noite na Avenida Paulista?
2.
Onde
você pode comer lá?
3.
Quais
são alguns de seus lugares culturais?
4.
Onde
você pode fazer compras lá?
5.
Quando
é uma boa época para visitar São Paulo?
ARTES
AULA PROGRAMADA
Turma: 9º ano
A 1
Disciplina: Arte
Professora:
Anelise Mallmann
Data: 12/05/2020 (1 período).
Olá alunos estou enviando a atividade de Arte dessa semana:
Na atividade realizada do nosso livro de Arte, na aula
anterior, falamos sobre “A Arte e a Ancestralidade” onde vocês
pesquisaram sobre o assunto.
Para a atividade de hoje, novamente no nosso livro, na pág.
19, o assunto com o título “Mapa da Ancestralidade”, com o objetivo de
conscientizá-los dos conhecimentos que têm suas origens, das pessoas
responsáveis por sua formação e educação, e das pessoas que vieram antes
destas, e assim por diante.
Atividade
Proposta:
Fazer somente o primeiro item da atividade proposta. Criar
um mapa de suas origens a partir de um desenho significativo. Pesquisem com os
seus familiares para poderem realizar a atividade.
Obs: Fazer a atividade no dia da nossa aula e registrar no
caderno o que foi realizado. Dúvidas serão dadas no nosso grupo de wattsapp,
dentro do horário escolar.
SE CUIDEM QUERIDOS, ABRAÇOS.
MATEMÁTICA
Aulas
programadas
Turma: 9º ano
Disciplina:
Matemática
Semana: 11 a
15 de maio
Professora:
Andréia Soldi Rosenbach
Mensagem: “O SUCESSO É
A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS DIA APÓS DIA” – Robert Colier
Atividades: Fazer no seu
caderno, copiar (exceto os desenhos) e resolver todas as questões.
Leia a
receita de bolo de chocolate descrita abaixo. Note que os ingredientes foram
separados em secos e molhados.
Bolo de chocolate
Ingredientes secos:
·
350 gramas de farinha de trigo
·
150 gramas de achocolatado em pó
·
200 gramas de açúcar
·
10 gramas de fermento químico em pó
|
Ingredientes molhados:
·
250 mL de leite
·
200 mL de óleo de soja
·
100 mL de ovo (2 ovos)
|
Considerando
os ingredientes acima listados, determine:
a)Quantos gramas de ingredientes secos
serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
b)Quantos mL de ingredientes molhados
serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
c)Liste os ingredientes supondo que
você deseje fazer massa suficiente para preparar uma receita e meia.
d)Considerando os preços dos produtos
que devem ser comprados para fazer o bolo de chocolate, determine qual será o
valor total da compra se você comprar um item de cada da lista.
e)Considere que, para comprar os itens
da lista você tem uma nota de R$ 20,00 e uma nota de R$ 10,00. Sobraria
ou faltaria dinheiro? Quanto?
f)Suponha que você deseja fazer um bolo
menor, utilizando a mesma receita. Reescreva a receita indicando a quantidade
de cada ingrediente, para que seja possível fazer um bolinho com tamanho
equivalente a ¼ do bolo de chocolate original (utilize as quantidades em grama
e/ou mL).
g)Considerando os valores dos
ingredientes do item “d”, determine quanto você gastaria em dinheiro, para
adquirir a quantidade de cada item separadamente conforme o necessário para
fazer a receita inicial, sem sobrar nenhum ingrediente.
Exemplo:
Você vai comprar 1 Kg (1000 gramas) de farinha no mercado, mas para a receita
são necessários apenas 350 gramas. Se 1000 gramas de farinha custam R$ 1,99,
quanto custam 350 gramas?
h)Qual o gasto total em ingredientes
para fazer o bolo?
i)Calcule um preço de venda para esse
bolo, considere o valor gasto em ingredientes calculado no item “h” e
acrescente uma margem de lucro de 150%.
j)Se você fosse trabalhar com venda de
bolos, determine a quantidade de bolos que você precisaria fazer, por mês, para
conseguir um salário mínimo de R$ 1045,00. Lembre-se que apenas o lucro deve
ser considerado como salário.
k)Busque com seus familiares uma
receita que você goste muito e que vocês costumam fazer em casa. Anote os
ingredientes e o modo de preparo para compartilhar com os colegas no retorno.
Sugestão: convide um familiar e se desafie a aprender a cozinhar. Registre essa
experiência com fotos e, se possível, compartilhe com a sua turma e
professor(a).
ENSINO RELIGIOSO
PROFESSORA: JULIANA M. LENZ
DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
SEMANA 1 -11/05 à 15/05 1 hora/aula
TURMA: 9º A 1
QUERIDOS ALNOS! VAMOS FALAR SOBRE EMPATIA?
Comentários
Postar um comentário