Aulas Programadas - 7º ano




































































LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/HphSYliKL78























LINK DO VÍDEO:  https://forms.gle/4URPAUkGNFygJf4P9
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=TmfjBMOGCp0


LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/wbNv--cnkAA













































LINK VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Q_z9d4Rch8w&ab_channel=cassiansr


























































































VÍDEOS:
https://www.youtube.com/watch?v=HvY4_0qOA-M
https://www.youtube.com/watch?v=P3YIiKK0d-M




















 
 


 
 

 
 

 
 
 
 



































 
 


 

 

 
 

 
 


 
 


 



 
 
 
 

 
 




 
 



 
 
 
 

 


 

































































 


 






















______________________________________________________


CIÊNCIAS

TURMA 7º ANO - A1 
TURMA 7º ANO - A2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________

Data: 11/05/2020 a 15/05/2020


Queridos alunos...
“Não esqueçam que a dor passa; a ansiedade acalma; as dificuldades diminuem; o medo vai embora; a tristeza vira alegria; a força aumenta e logo tudo ficará BEM.”


1)    Passamos tanto tempo em casa acompanhando as notícias sobre o covid19. Acredito que estejam todos bem em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Agora eu gostaria que você:
a)    Respondesse em seu caderno. O que é o coronavírus? Como acontece o contágio? De que forma ele pode se manifestar no organismo? De que forma podemos nos proteger?
b)    Escrevesse um parágrafo em seu caderno contando quais foram os impactos que essa pandemia causou na sua vida e na vida de sua família.

Sugestão de jogo. Vamos ver se você consegue responder as perguntas do QUIZ sobre Coronavírus. Basta acessar o link: https://www.stopcontagio.pt/.
                                                                                                             
2)    Em uma folha de papel crie um panfleto com escrita, desenho, colagem. Você vai deixar uma mensagem positiva, que você considera importante, para as pessoas que conhece nesse momento.
Observação: Essa atividade deverá ficar dentro do caderno de ciências e será avaliada no retorno das aulas.

3)    Retomando... Pense e complete:


pássaro
Habitat:
Alimentação:
Hábitos:
Características do animal:
Forma de reprodução:

peixe
Habitat:
Alimentação:
Hábitos:
Características do animal:
Forma de reprodução:

cachorro
Habitat:
Alimentação:
Hábitos:
Características do animal:
Forma de reprodução:



GEOGRAFIA

TURMA 7º ANO - A1 
TURMA 7º ANO - A2


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):Margarete Teresinha Schmidt Diedrich   
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

CONHECENDO OS ESTADOS BRASILEIROS

            Durante esta semana, assista, leia e escute notícias sobre o Brasil. Sempre que ouvir falar algo sobre algum estado brasileiro, anote em uma folha. Ao final da semana, junte todas as suas anotações e monte um texto, descrevendo o que você aprendeu sobre os estados brasileiros. Se puder, pesquise. Pode pesquisar em livros ou na internet. Escreva um texto de 15 a 20 linhas sobre os estados brasileiros no seu caderno de geografia.

Vamos lá! Vou querer saber tudinho quando voltarmos a nos encontrar!
Saudades Queridos alunos!!


CIÊNCIAS

TURMA 7º ANO - A2


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):  Andréia Soldi Rosenbach
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

1)Passamos tanto tempo em nossa casa acompanhando as notícias sobre a Covid19. Acredito que estejam todos bem em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Agora eu gostaria que você:

a)Respondesse em seu caderno. O que é coronavírus? Como acontece o contágio? De que forma ele pode se manifestar no organismo? De que forma podemos nos proteger?

b)Escrevesse um parágrafo em seu caderno contando quais foram os impactos que essa pandemia causou na sua vida e de sua família.

Sugestão de jogo: Vamos ver se você consegue responder as perguntas do QUIZ sobre Coronavírus. Basta acessar o link: https://www.stopcontágio.pt/

2)Em uma folha de papel crie um panfleto com escrita, desenho, colagem. Você vai deixar uma mensagem positiva, que você considera importante, para as pessoas que conhece nesse momento. Essa atividade deverá ficar dentro do caderno de ciências e será avaliada no retorno das aulas.

3)Retomando...Pense e complete:

pássaro
Habitat:
Alimentação:
Características do animal:
Forma de reprodução:
peixe
Habitat:
Alimentação:
Características do animal:
Forma de reprodução:
cachorro
Habitat:
Alimentação:
Características do animal:
Forma de reprodução:




ARTES

TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Anelise Mallmann

Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Nas atividades anteriores trabalhamos o assunto “ A ARTE E A CIDADE”, onde vocês representaram imagens utilizando cores quentes e cores frias.
Na aula de hoje o tema será “MAPA DA CIDADE que está no nosso livro de Arte, na pág. 19.
Vamos aproveitar a nossa memória, pois estamos num período “Fique em casa” para podermos realizar o desenho proposto.
ATIVDADE PRÁTICA:
Fazer o desenho a partir das orientações dadas no livro. Se não tiver folha de desenho façam no caderno.
Obs: Fazer a atividade no dia da nossa aula e registrar no caderno o que foi realizado. Dúvidas serão dadas no nosso grupo de watts, dentro do horário escolar.

SE CUIDEM QUERIDOS, ABRAÇOS.

LÍNGUA PORTUGUESA

TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Maria Rejane Kunzler

Disciplina: _____________________________________________________________

            
Todas as atividades devem ser copiadas em folhas, identificadas e com margem, para serem entregues no retorno das AULAS PRESENCIAIS, sempre com as datas das aulas.
          
  O exercício deve ser copiado (em folhas), à caneta e as respostas devem ser realizadas a lápis.

              Obs: os quadros de pronomes DEVEM SER COPIADOS NO CADERNO DE PORTUGUÊS



1. Substitua as expressões em negrito por pronomes oblíquos adequados. Faça as adaptações
necessárias às frases:
a) Ana traga para mim um livro para eu ler o livro.
_______________________________________________________
b) Rui quer uma bicicleta e vai comprar ela.
_____________________________________________________________
c) Eu e José já vamos. Quem vai com nós?
____________________________________________________________
d) Deram para mim uma notícia para eu espalhar.
________________________________________________________
e) Você era magro quando eu conheci você.
____________________________________________________________
f) Nós desejamos a paz a quem ajuda nós.


2- Reescreva as frases, corrigindo-as de acordo com a norma culta padrão: (Você vai usar os pronomes do caso oblíquo (a ti, conosco, etc)
a) Convidei ela para a festa de aniversário. ______________________________________________
b) Vi ele no cinema. _________________________________________________________________
c) Deram o livro para eu._____________________________________________________________
d) Emprestaram o caderno para tu._____________________________________________________
e) Receberam nós com muita atenção.__________________________________________________
f) Meu amor, preciso falar consigo._____________________________________________________
g) Eles queriam falar com nós._________________________________________________________
h) Encontrei ele em casa._____________________________________________________________

3- Complete os espaços com pronomes possessivos:
a) André levou ....................... carro para consertar e esqueceu ......................luvas no banco.
b) Gostaríamos de deixar .......................herança para .........................filha.
c) Os pássaros faziam ...................................ninhos e deixavam alimentos para .................filhotes.
d) Márcia virá acompanhada de ....................irmão e de ..........................primo.
e) Se esta rua fosse ............................, tu mandavas ladrilhar.
f) Se este rio fosse ............................., eu não deixava poluir.
g) Se esta mata fosse ................................, nós não deixávamos derrubar.
h) Nós dissemos que queríamos ................................prêmio.
i) Eu já entreguei .............................redação para a professora. Você já entregou a.................?



MATEMÁTICA

TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Juliana Madsen Lez/ Andréia Soldi Rosenbach

Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020


O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS DIA APÓS DIA” – Robert Colier

Atividades: Fazer no seu caderno, copiar (exceto os desenhos) e resolver todas as questões.
Leia a receita de bolo de chocolate descrita abaixo. Note que os ingredientes foram separados em secos e molhados.
Bolo de chocolate
Ingredientes secos:
·         350 gramas de farinha de trigo
·         150 gramas de achocolatado em pó
·         200 gramas de açúcar
·         10 gramas de fermento químico em pó
Ingredientes molhados:
·         250 mL de leite
·         200 mL de óleo de soja
·         100 mL de ovo (2 ovos)
·          
Considerando os ingredientes acima listados, determine:
a.            Quantos gramas de ingredientes secos serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
b.            Quantos mL de ingredientes molhados serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
c.            Liste os ingredientes supondo que você deseje fazer massa suficiente para preparar uma receita e meia.

d.            Considerando os preços dos produtos que devem ser comprados para fazer o bolo de chocolate, determine qual será o valor total da compra se você comprar um item de cada da lista.







  1. Considere que, para comprar os itens da lista você tem uma nota de R$  20,00 e uma nota de R$ 10,00. Sobraria ou faltaria dinheiro? Quanto?
f.             Suponha que você deseja fazer um bolo menor, utilizando a mesma receita. Reescreva a receita indicando a quantidade de cada ingrediente, para que seja possível fazer um bolinho com tamanho equivalente a ¼ do bolo de chocolate original (utilize as quantidades em grama e/ou mL).
g.            Busque com seus familiares uma receita que você goste muito e que vocês costumam fazer em casa. Anote os ingredientes e o modo de preparo para compartilhar com os colegas no retorno. (Se quiser se aventurar na cozinha peça ajuda a um familiar e façam a receita. Não se esqueça de registrar com fotos e compartilhar com o grupo).


HISTÓRIA

TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Eliane Blasi

Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Queridos alunos,

Dando continuidade aos estudos sobre o Feudalismo, peço que escrevam o seguinte texto no caderno:

Nos lugares onde predominou o feudalismo, a agricultura e a criação de animais foram as principais atividades econômicas.
Outras atividades como comércio, artesanato e serviços também eram praticadas, mas não tiveram a mesma importância que o trabalho na terra.
Assim, o feudo era a principal unidade produtora da economia feudal. O tamanho de um feudo variava conforme a região.
Mas podemos dizer que tinha em média de 200 a 250 hectares.
Nos feudos eram produzidos cereais, carnes, leites, roupas e utensílios domésticos para consumo de quem nele vivia. Alguns produtos vinham de fora, como sal e ferramnetas. De modo geral, os feudos eram divididos e 3 áreas principais: os campos abertos, as reservas senhorais e os mansos servis.

Atividade 1

A)    Sublinhar no texto as seguintes palavras:

* feudalismo                           * artesanato
* agricultura                           * feudo
* comércio                              * cereais

Atividade 2

B)    Procurar no dicionário o significado das seguintes palavras:

·         Feudo
·         Hectares
·         Economia


EDUCAÇÃO FÍSICA

TURMA 7º ANO - A2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):______________________________________________________________
Disciplina: _______________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020


1 Parte:
Seguindo o guia acima, realizar os alongamentos número:
6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30

2 Parte:
Pequeno circuito – Faça na sua sala ou corredor, uma linha de chinelos ou tênis afastados a cada 30cm ou 40 cm. Esse caminho poderá ser usado para diversas movimentações. Você pode fazer um zigue-zague lateral, frontal, pode saltar sobre eles com os dois pés ao mesmo tempo ou um por vez etc. Indo e voltando e será um bom exercício! Vocês têm 4 possibilidades de movimentos. Aconselho fazer durante 1 minuto com intervalo também de 1 minuto. Pode-se repetir de 3 a 4 vezes o circuito.

Registrar estas atividades com fotos, para comprovação


3 Parte:
Repetir o mesmo alongamento do início da aula. Seguindo o guia acima, realizar os alongamentos número:
6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30


ENSINO RELIGIOSO

TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Eliane Blasei
Disciplina: _______________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
                

Queridos alunos,
Logo logo estaremos juntinhos, mas enquanto isso não acontece, mãos à obra!!!!

Atividade 1

A) Leia o seguinte texto e copie em seu caderno:

EU POSSO CRESCER

Eu posso crescer todo dia um pouquinho...
Em casa posso crescer:
Arrumando a cama
Tomando banho
Escovando os dentes
Ajudando a pôr a mesa
Repartindo as coisas com meus irmãos
Esforçando-me para fazer bem as tarefas escolares
Mantendo limpo os moveis e as paredes

Com a vizinhança posso crescer:
Ajudando os vizinhos necessitados
Evitando incomodar os vizinhos com músicas muito altas e brincadeiras barulhentas

Na escola posso crescer:
Prestando atenção em aula
Fazendo as atividades com capricho
Mantendo as classes e o pátio limpos
Ajudando os colegas com as tarefas
Cuidando bem dos livros, cadernos e materiais


Responda:

A) O que você pode fazer em casa para crescer?
B) E o que você pode fazer na escola para crescer ainda mais?



LÍNGUA INGLESA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Rafaela Bakkar Scherer
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

ATIVIDADES PROPOSTAS: Copie o vocabulário abaixo sobre alimentos e bebidas em inglês no seu caderno. Depois, escreva sua tradução em português ou, se quiser ser mais criativo, pode fazer seu próprio pictionary, escrevendo a palavra em inglês e desenhando o respectivo alimento. Lembrando que esta é apenas uma pequena lista, e que ainda estudaremos muitos outros alimentos.

VEGETABLES:
POTATO
TOMATO
ONION
CARROT
CAULIFLOWER
CABBAGE
EGGPLANT
PEAS
BEANS

FRUITS:
BANANA
APPLE
ORANGE
GRAPES
WATERMELON
STRAWBERRY
PINEAPPLE
PEAR

DRINKS:
COFFEE
TEA
WATER
MILK
JUICE
SODA
LEMONADE
HOT CHOCOLATE

OTHER FOOD:
BREAD
EGG
CHEESE
BUTTER
JAM

Cookies


Sugar


Yoghurt


Hot chocolate


Milk shake


Water
SANDWICH


COOKIE



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog