Aulas Programadas - 7º ano
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=1JT_0FyzPzA
LINK DO VÍDEO: https://forms.gle/4URPAUkGNFygJf4P9
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=TmfjBMOGCp0
LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/wbNv--cnkAA
LINK VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Q_z9d4Rch8w&ab_channel=cassiansr

VÍDEO: https://youtu.be/b8rKRg4s-MIMÚSICAS: https://youtu.be/iRfELmzrR8sVÍDEOS:
https://www.youtube.com/watch?v=HvY4_0qOA-M
https://www.youtube.com/watch?v=P3YIiKK0d-M































































______________________________________________________
CIÊNCIAS
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=1JT_0FyzPzA
LINK DO VÍDEO: https://forms.gle/4URPAUkGNFygJf4P9
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=TmfjBMOGCp0
LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/wbNv--cnkAA
LINK VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Q_z9d4Rch8w&ab_channel=cassiansr

VÍDEO: https://youtu.be/b8rKRg4s-MI
MÚSICAS: https://youtu.be/iRfELmzrR8s
VÍDEOS:
https://www.youtube.com/watch?v=HvY4_0qOA-M
https://www.youtube.com/watch?v=P3YIiKK0d-M
































































______________________________________________________
CIÊNCIAS
TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho,
3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina:
_____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
Queridos alunos...
“Não
esqueçam que a dor passa; a ansiedade acalma; as dificuldades diminuem; o medo
vai embora; a tristeza vira alegria; a força aumenta e logo tudo ficará BEM.”
1) Passamos
tanto tempo em casa acompanhando as notícias sobre o covid19. Acredito que
estejam todos bem em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Agora
eu gostaria que você:
a) Respondesse
em seu caderno. O que é o coronavírus? Como acontece o contágio? De que forma
ele pode se manifestar no organismo? De que forma podemos nos proteger?
b) Escrevesse
um parágrafo em seu caderno contando quais foram os impactos que essa pandemia
causou na sua vida e na vida de sua família.
Sugestão de jogo. Vamos ver se você consegue responder as perguntas do
QUIZ sobre Coronavírus. Basta acessar o link: https://www.stopcontagio.pt/.
2) Em
uma folha de papel crie um panfleto com escrita, desenho, colagem. Você vai
deixar uma mensagem positiva, que você considera importante, para as pessoas
que conhece nesse momento.
Observação: Essa atividade deverá ficar dentro do caderno de ciências e
será avaliada no retorno das aulas.
3) Retomando...
Pense e complete:
pássaro
|
Habitat:
Alimentação:
Hábitos:
Características do animal:
Forma
de reprodução:
|
peixe
|
Habitat:
Alimentação:
Hábitos:
Características do animal:
Forma
de reprodução:
|
cachorro
|
Habitat:
Alimentação:
Hábitos:
Características do animal:
Forma
de reprodução:
|
GEOGRAFIA
TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Margarete Teresinha Schmidt Diedrich
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
CONHECENDO OS ESTADOS BRASILEIROS
Durante
esta semana, assista, leia e escute notícias sobre o Brasil. Sempre que ouvir
falar algo sobre algum estado brasileiro, anote em uma folha. Ao final da
semana, junte todas as suas anotações e monte um texto, descrevendo o que você
aprendeu sobre os estados brasileiros. Se puder, pesquise. Pode pesquisar em
livros ou na internet. Escreva um texto de 15 a 20 linhas sobre os estados
brasileiros no seu caderno de geografia.
Vamos lá! Vou querer
saber tudinho quando voltarmos a nos encontrar!
Saudades Queridos
alunos!!
CIÊNCIAS
TURMA 7º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Andréia Soldi Rosenbach
1)Passamos tanto tempo em nossa casa acompanhando
as notícias sobre a Covid19. Acredito que estejam todos bem em casa, seguindo
as recomendações dos órgãos de saúde. Agora eu gostaria que você:
a)Respondesse em seu caderno. O que é coronavírus?
Como acontece o contágio? De que forma ele pode se manifestar no organismo? De
que forma podemos nos proteger?
b)Escrevesse um parágrafo em seu caderno contando
quais foram os impactos que essa pandemia causou na sua vida e de sua família.
Sugestão de jogo: Vamos ver se você consegue
responder as perguntas do QUIZ sobre Coronavírus. Basta acessar o link: https://www.stopcontágio.pt/
2)Em uma folha de papel crie um panfleto com
escrita, desenho, colagem. Você vai deixar uma mensagem positiva, que você
considera importante, para as pessoas que conhece nesse momento. Essa atividade
deverá ficar dentro do caderno de ciências e será avaliada no retorno das
aulas.
3)Retomando...Pense e complete:
pássaro
|
Habitat:
Alimentação:
Características do animal:
Forma de reprodução:
|
peixe
|
Habitat:
Alimentação:
Características do animal:
Forma de reprodução:
|
cachorro
|
Habitat:
Alimentação:
Características do animal:
Forma de reprodução:
|
ARTES
TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Anelise Mallmann
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
Nas atividades anteriores trabalhamos o assunto “ A ARTE
E A CIDADE”, onde vocês representaram imagens utilizando cores quentes e
cores frias.
Na aula de hoje o tema será “MAPA DA CIDADE que está
no nosso livro de Arte, na pág. 19.
Vamos aproveitar a nossa memória, pois estamos num período
“Fique em casa” para podermos realizar o desenho proposto.
ATIVDADE PRÁTICA:
Fazer o desenho a partir das orientações dadas no livro. Se
não tiver folha de desenho façam no caderno.
Obs: Fazer a atividade no dia da nossa aula e registrar no
caderno o que foi realizado. Dúvidas serão dadas no nosso grupo de watts,
dentro do horário escolar.
SE CUIDEM QUERIDOS, ABRAÇOS.
LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Maria Rejane Kunzler
Todas as atividades devem ser
copiadas em folhas, identificadas e com margem, para serem entregues no retorno
das AULAS PRESENCIAIS, sempre com as datas das aulas.
O exercício deve ser copiado (em
folhas), à caneta e as respostas devem ser realizadas a lápis.
Obs: os quadros de pronomes DEVEM SER
COPIADOS NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1. Substitua as expressões em
negrito por pronomes oblíquos adequados.
Faça as adaptações
necessárias às frases:
a) Ana traga para mim um livro para
eu ler o livro.
_______________________________________________________
b) Rui quer uma bicicleta e vai
comprar ela.
_____________________________________________________________
c) Eu e José já vamos. Quem vai com nós?
____________________________________________________________
d) Deram para mim uma notícia para eu espalhar.
________________________________________________________
e) Você era magro quando eu conheci
você.
____________________________________________________________
f) Nós
desejamos a paz a quem ajuda nós.
2- Reescreva as frases,
corrigindo-as de acordo com a norma culta padrão: (Você vai usar os pronomes do
caso oblíquo (a ti, conosco, etc)
a) Convidei ela para a festa de
aniversário. ______________________________________________
b) Vi ele no cinema.
_________________________________________________________________
c) Deram o livro para
eu._____________________________________________________________
d) Emprestaram o caderno para
tu._____________________________________________________
e) Receberam nós com muita
atenção.__________________________________________________
f) Meu amor, preciso falar
consigo._____________________________________________________
g) Eles queriam falar com
nós._________________________________________________________
h) Encontrei ele em
casa._____________________________________________________________
3- Complete os espaços com pronomes
possessivos:
a) André levou .......................
carro para consertar e esqueceu ......................luvas no banco.
b) Gostaríamos de deixar
.......................herança para .........................filha.
c) Os pássaros faziam
...................................ninhos e deixavam alimentos para
.................filhotes.
d) Márcia virá acompanhada de
....................irmão e de ..........................primo.
e) Se esta rua fosse
............................, tu mandavas ladrilhar.
f) Se este rio fosse
............................., eu não deixava poluir.
g) Se esta mata fosse
................................, nós não deixávamos derrubar.
h) Nós dissemos que queríamos
................................prêmio.
i) Eu já entreguei
.............................redação para a professora. Você já entregou
a.................?
MATEMÁTICA
TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Juliana Madsen Lez/ Andréia Soldi Rosenbach
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
“O SUCESSO É
A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS DIA APÓS DIA” – Robert Colier
Atividades: Fazer no seu
caderno, copiar (exceto os desenhos) e resolver todas as questões.
Leia a
receita de bolo de chocolate descrita abaixo. Note que os ingredientes foram
separados em secos e molhados.
Bolo de chocolate
Ingredientes
secos:
·
350 gramas de farinha de trigo
·
150 gramas de achocolatado em pó
·
200 gramas de açúcar
·
10 gramas de fermento químico em pó
|
Ingredientes
molhados:
·
250 mL de leite
·
200 mL de óleo de soja
·
100 mL de ovo (2 ovos)
·
|
Considerando
os ingredientes acima listados, determine:
a.
Quantos gramas de ingredientes secos
serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
b.
Quantos mL de ingredientes molhados
serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
c.
Liste os ingredientes supondo que você
deseje fazer massa suficiente para preparar uma receita e meia.
d.
Considerando os preços dos produtos que
devem ser comprados para fazer o bolo de chocolate, determine qual será o valor
total da compra se você comprar um item de cada da lista.
- Considere que, para comprar os itens da lista
você tem uma nota de R$ 20,00 e uma nota de R$ 10,00. Sobraria ou
faltaria dinheiro? Quanto?
f.
Suponha que você deseja fazer um bolo
menor, utilizando a mesma receita. Reescreva a receita indicando a quantidade
de cada ingrediente, para que seja possível fazer um bolinho com tamanho
equivalente a ¼ do bolo de chocolate original (utilize as quantidades em grama
e/ou mL).
g.
Busque com seus familiares uma receita
que você goste muito e que vocês costumam fazer em casa. Anote os ingredientes
e o modo de preparo para compartilhar com os colegas no retorno. (Se quiser se
aventurar na cozinha peça ajuda a um familiar e façam a receita. Não se esqueça
de registrar com fotos e compartilhar com o grupo).
HISTÓRIA
TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Eliane Blasi
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
Queridos alunos,
Dando continuidade aos estudos sobre o Feudalismo, peço
que escrevam o seguinte texto no caderno:
Nos lugares onde predominou o feudalismo, a agricultura e
a criação de animais foram as principais atividades econômicas.
Outras atividades como comércio, artesanato e serviços
também eram praticadas, mas não tiveram a mesma importância que o trabalho na
terra.
Assim, o feudo era a principal unidade produtora da
economia feudal. O tamanho de um feudo variava conforme a região.
Mas podemos dizer que tinha em média de 200 a 250
hectares.
Nos feudos eram produzidos cereais, carnes, leites,
roupas e utensílios domésticos para consumo de quem nele vivia. Alguns produtos
vinham de fora, como sal e ferramnetas. De modo geral, os feudos eram divididos
e 3 áreas principais: os campos abertos, as reservas senhorais e os mansos
servis.
Atividade 1
A)
Sublinhar no texto as seguintes palavras:
* feudalismo * artesanato
* agricultura * feudo
* comércio *
cereais
Atividade 2
B)
Procurar no dicionário o significado das
seguintes palavras:
·
Feudo
·
Hectares
·
Economia
EDUCAÇÃO FÍSICA
TURMA 7º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho,
3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):______________________________________________________________
Disciplina:
_______________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

1 Parte:
Seguindo o guia acima, realizar os alongamentos número:
6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30
2 Parte:
Pequeno circuito –
Faça na sua sala ou corredor, uma linha de chinelos ou tênis afastados a cada
30cm ou 40 cm. Esse caminho poderá ser usado para diversas movimentações. Você
pode fazer um zigue-zague lateral, frontal, pode saltar sobre eles com os dois
pés ao mesmo tempo ou um por vez etc. Indo e voltando e será um bom exercício!
Vocês têm 4 possibilidades de movimentos. Aconselho fazer durante 1 minuto com
intervalo também de 1 minuto. Pode-se repetir de 3 a 4 vezes o circuito.
Registrar estas atividades com fotos, para comprovação
3 Parte:
Repetir o mesmo alongamento do início da aula. Seguindo o
guia acima, realizar os alongamentos número:
6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30
Registrar estas atividades com fotos, para comprovação
ENSINO RELIGIOSO
TURMA 7º ANO - A1
TURMA 7º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Eliane Blasei
Disciplina: _______________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
Queridos alunos,
Logo logo estaremos juntinhos, mas enquanto isso não acontece, mãos à obra!!!!
Atividade 1
A) Leia o seguinte texto e copie em seu caderno:
EU POSSO CRESCER
Eu posso crescer todo dia um pouquinho...
Em casa posso crescer:
• Arrumando a cama
• Tomando banho
• Escovando os dentes
• Ajudando a pôr a mesa
• Repartindo as coisas com meus irmãos
• Esforçando-me para fazer bem as tarefas escolares
• Mantendo limpo os moveis e as paredes
Com a vizinhança posso crescer:
• Ajudando os vizinhos necessitados
• Evitando incomodar os vizinhos com músicas muito altas e brincadeiras barulhentas
Na escola posso crescer:
• Prestando atenção em aula
• Fazendo as atividades com capricho
• Mantendo as classes e o pátio limpos
• Ajudando os colegas com as tarefas
• Cuidando bem dos livros, cadernos e materiais
Responda:
A) O que você pode fazer em casa para crescer?
B) E o que você pode fazer na escola para crescer ainda mais?
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Logo logo estaremos juntinhos, mas enquanto isso não acontece, mãos à obra!!!!
Atividade 1
A) Leia o seguinte texto e copie em seu caderno:
EU POSSO CRESCER
Eu posso crescer todo dia um pouquinho...
Em casa posso crescer:
• Arrumando a cama
• Tomando banho
• Escovando os dentes
• Ajudando a pôr a mesa
• Repartindo as coisas com meus irmãos
• Esforçando-me para fazer bem as tarefas escolares
• Mantendo limpo os moveis e as paredes
Com a vizinhança posso crescer:
• Ajudando os vizinhos necessitados
• Evitando incomodar os vizinhos com músicas muito altas e brincadeiras barulhentas
Na escola posso crescer:
• Prestando atenção em aula
• Fazendo as atividades com capricho
• Mantendo as classes e o pátio limpos
• Ajudando os colegas com as tarefas
• Cuidando bem dos livros, cadernos e materiais
Responda:
A) O que você pode fazer em casa para crescer?
B) E o que você pode fazer na escola para crescer ainda mais?
LÍNGUA INGLESA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
ATIVIDADES
PROPOSTAS: Copie o vocabulário abaixo sobre alimentos e bebidas
em inglês no seu caderno. Depois, escreva sua tradução em português ou, se
quiser ser mais criativo, pode fazer seu próprio pictionary, escrevendo
a palavra em inglês e desenhando o respectivo alimento. Lembrando que esta é
apenas uma pequena lista, e que ainda estudaremos muitos outros alimentos.
VEGETABLES:
POTATO
TOMATO
ONION
CARROT
CAULIFLOWER
CABBAGE
EGGPLANT
PEAS
BEANS
FRUITS:
BANANA
APPLE
ORANGE
GRAPES
WATERMELON
STRAWBERRY
PINEAPPLE
PEAR
DRINKS:
COFFEE
TEA
WATER
MILK
JUICE
SODA
LEMONADE
HOT
CHOCOLATE
OTHER
FOOD:
BREAD
EGG
CHEESE
BUTTER
JAM
COOKIE
Comentários
Postar um comentário