Aulas Programadas - 6º ano

































































































LINK DO VÍDEO : https://youtu.be/wbNv--cnkAA  









































LINK VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=_2us8vhTysA






LINK VÍDEO: https://www.youtube.com/watchv=zAsA7rJny6g&ab_channel=AmigoMumu




























































https://www.youtube.com/watch?v=8Qx8Stlw0B0 



a) https://www.youtube.com/watch?v=y0nB57Ox5UA  
b) https://www.youtube.com/watch?v=bOlkmrsDqcg










CECÍLIA E GUERRA DOS FARRAPOS: https://youtu.be/j8SB3eaPPao


MÚSICAS GAUCHESCAS: https://youtu.be/iRfELmzrR8s



FILME: https://www.youtube.com/playlist?list=PLP1PID3jjtoMvDv35gu2hRCvnB7cGjM58





MÚSICA: https://www.youtube.com/watch?v=vW4rRwZ_E40















SALTOS COORDENADOS - VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=g9gQ-SkxRG0



Linhas Imáginárias da Terra: Paralelos e Meridianos:
https://youtu.be/fCkNJGdYER4















VÍDEO - hemisférios da terra:https://youtu.be/DLGf9lyGI3A

O vídeo abaixo mostra como acontece o tratamento da água:


Quem quiser pode acessar o link do vídeo e acompanhar.



           6) ESTUDAR AS LEIS
  

 
 
 



































 


 

 

 
 
 
 
 


 

 
 

 
 
 
 















 


































































_________________________________________________________________________________



CIÊNCIAS



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Queridos alunos...
“Não esqueçam que a dor passa; a ansiedade acalma; as dificuldades diminuem; o medo vai embora; a tristeza vira alegria; a força aumenta e logo tudo ficará BEM.”



1)    Passamos tanto tempo em casa acompanhando as notícias sobre o covid19. Acredito que estejam todos bem em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Agora eu gostaria que você:
a)    Respondesse em seu caderno. O que é o coronavírus? Como acontece o contágio? De que forma ele pode se manifestar no organismo? De que forma podemos nos proteger?
b)    Escrevesse um parágrafo em seu caderno contando quais foram os impactos que essa pandemia causou na sua vida e na vida de sua família.

Sugestão de jogo. Vamos ver se você consegue responder as perguntas do QUIZ sobre Coronavírus. Basta acessar o link: https://www.stopcontagio.pt/.

2)    Em uma folha de papel crie um panfleto com escrita, desenho, colagem. Você vai deixar uma mensagem positiva, que você considera importante, para as pessoas que conhece nesse momento.
Observação: Essa atividade deverá ficar dentro do caderno de ciências e será avaliada no retorno das aulas.

3)    Retomando...
a)    O que é uma cadeia alimentar?
b)    Quem são os organismos produtores? Escreva exemplos.
c)    Quem são os organismos consumidores? Escreva exemplos.
d)    Quem são os organismos decompositores? Escreva exemplos.

GEOGRAFIA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):Margarete Teresinha Schmidt Diedrich    
Disciplina: ____________________________________________________________

Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

MAPA DA SUA CASA
1.  Em uma folha desenhe o mapa da sua casa, conhecido também como planta baixa. No desenho escreva o nome de cada espaço da casa.
2.   Agora observe, de dentro da sua casa onde o sol aparece pela manhã! Onde ele nasce?
E observe onde ele desaparece no final da tarde. Onde ele se põe?
3.  Agora acrescente ao seu mapa da casa o desenho ou por escrito em que posição o sol aparece pela manhã (Leste) e se põe (oeste).
4.  O mapa pode ser desenhado em uma folha branca ou em uma folha do caderno de Geografia.
Vamos lá! Vou querer saber tudinho quando voltarmos a nos encontrar!
Saudades Queridos alunos!!

ARTES


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO


Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):Anelise Mallmann
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Turma:  6º ano A 1
 Disciplina: Arte
Professor: Anelise Mallmann
 Data: aula do dia 14/05/2020   (1 período).


Olá alunos estou enviando a atividade de Arte dessa semana:
A partir do trabalho já realizado com o tema “DESENHO”, no livro de Arte pág. 36, hoje vamos trabalhar o tema “DESENHO CEGO” da pág. 37.
Desenho é uma forma de expressão direta e ao mesmo tempo muito complexa. Envolve uma série de atitudes em curto espaço de tempo como: imaginar, transformar a imaginação em símbolo, utilizando instrumentos (lápis, tinta, pincel, etc....)
A atividade chamada “DESENHO CEGO” é muito interessante pois podemos treinar a nossa imaginação sem olhar para a folha. Na pág. 37 temos uma explicação específica sobre essa atividade.

ATIVIDADE PRÁTICA:
Fazer um desenho da natureza, numa folha de desenho usando essa técnica (se não tiver a folha pode ser no caderno).
Obs: Fazer a atividade no dia da nossa aula e registrar no caderno o que foi realizado. Dúvidas serão dadas no nosso grupo de watts, dentro do horário escolar.


SE CUIDEM QUERIDOS, ABRAÇOS.


LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO


Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177



Nome do estudante: ______________________________________________

Turma: _________________________________________________________

Professor(a):Maria Rejane Kunzel

Disciplina: _____________________________________________________________

Data: 11/05/2020 a 15/05/2020



*ATIVIDADES a serem realizadas numa folha de bloco, com identificação completa e DATA da realização, folha esta que será entregue na volta das AULAS PRESENCIAIS.



1A)    INTERPRETAÇÃO .



1-    Ler o texto várias vezes “DOIS CABOCLOS NA ENFERMARIA” da página 197 e 198, do livro didático.



2B)    INTERPRETAÇÃO

Copiar as questões a seguir, numa folha de bloco e responder, de forma completa e com parágrafo, sendo que tudo o que for copiado deve ser à caneta e as respostas a lápis.

Copia uma pergunta e logo em seguida responde com parágrafo.

1-    No texto tem um narrador, que é quem conta a história. Quem são os personagens da história?

2-    2- O que os personagens tem em comum? (Em que são iguais)

3-    Por terem algo igual, o que os dois personagens decidem?

4-    Antes deles irem ao médico, o que os dois faziam?

5-    Os dois caboclos foram consultados pelo médico ou não?

6-    E os DOIS sentiram dor durante a consulta? Por quê?

7-    O 3°parágrafo está escrito em linguagem coloquial, (cabocla). Reescreva todo o 3º parágrafo. com a linguagem culta (linguagem que você considera correta)



3C)    PRODUCÃO DE TEXTO

O texto que você leu é um CAUSO. Peça pros seus pais contarem pra você um causo bem legal e depois você escreve-o, de forma resumida na mesma folha que você fez a interpretação. 



MATEMÁTICA


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO


Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177



Nome do estudante: ______________________________________________

Turma: _________________________________________________________

Professor(a):Andréia Soldi Rosenbach

Disciplina: _____________________________________________________________

Data: 11/05/2020 a 15/05/2020


O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS DIA APÓS DIA” – Robert Colier

Atividades: Fazer no seu caderno, copiar (exceto os desenhos) e resolver todas as questões.
Leia a receita de bolo de chocolate descrita abaixo. Note que os ingredientes foram separados em secos e molhados.
Bolo de chocolate
Ingredientes secos:
·         350 gramas de farinha de trigo
·         150 gramas de achocolatado em pó
·         200 gramas de açúcar
·         10 gramas de fermento químico em pó
Ingredientes molhados:
·         250 mL de leite
·         200 mL de óleo de soja
·         100 mL de ovo (2 ovos)
·          

Considerando os ingredientes acima listados, determine:
a.            Quantos gramas de ingredientes secos serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
b.            Quantos mL de ingredientes molhados serão utilizados para fazer o bolo de chocolate? (os cálculos devem aparecer)
c.            Reescreva a receita, ingrediente por ingrediente, supondo que você deseje fazer massa suficiente para preparar dois bolos de uma vez.
d.            Considerando os preços dos produtos que devem ser comprados para fazer o bolo de chocolate, determine qual será o valor total da compra se você comprar um item de cada da lista.










  1. Considere que, para comprar os itens da lista você tem uma nota de R$  20,00 e uma nota de R$ 10,00. Sobraria ou faltaria dinheiro? Quanto?
f.             Busque com seus familiares uma receita que você goste muito e que vocês costumam fazer em casa. Anote os ingredientes e o modo de preparo para compartilhar com os colegas no retorno. (Se quiser se aventurar na cozinha peça ajuda a um familiar e façam a receita. Não se esqueça de registrar com fotos e compartilhar com o grupo).

ENSINO RELIGIOSO

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):Eliane Blasi
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Queridos alunos,


Logo logo estaremos juntinhos, mas enquanto isso não acontece, mãos à obra!!!!

Atividade 1


A)    Leia o seguinte texto e copie em seu caderno:




EU POSSO CRESCER



Eu posso crescer todo dia um pouquinho...

Em casa posso crescer:

·         Arrumando a cama

·         Tomando banho

·         Escovando os dentes

·         Ajudando a pôr a mesa

·         Repartindo as coisas com meus irmãos

·         Esforçando-me para fazer bem as tarefas escolares

·         Mantendo limpo os moveis e as paredes



Com a vizinhança posso crescer:

·         Ajudando os vizinhos necessitados

·         Evitando incomodar os vizinhos com músicas muito altas e brincadeiras barulhentas



Na escola posso crescer:

·         Prestando atenção em aula

·         Fazendo as atividades com capricho

·         Mantendo as classes e o pátio limpos

·         Ajudando os colegas com as tarefas

·         Cuidando bem dos livros, cadernos e materiais





Responda:



A)    O que você pode fazer em casa para crescer?

B)    E o que você pode fazer na escola para crescer ainda mais?

HISTÓRIA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Eliane Blasi
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020


Vamos trabalhar um pouquinho pessoal?!!

Pré-História: Período Paleolítico

O termo Paleolítico é de origem grega (palaiós = antigo, primitivo,líthos = pedra) e pode ser traduzido como "velha idade da pedra". Corresponde ao período em que os seres humanos fabricaram suas PRIMEIRAS FERRAMENTAS, usando madeira, ossos, chifres e pedras lascadas.
Esses primeiros grupos humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de grãos, frutos e raízes, sendo por isso denominados CAÇADORES COLETORES. Não cultivavam plantas nem criavam animais. Consumiam alimentos que não encontravam na natureza. Quando os alimentos se tornavam escassos, mudavam-se para outros lugares.



O Mamute era bem aproveitado. Sua carne servia como alimento, seus ossos como arma e sua pele servia para confecção de roupas e cobrir cabanas. As armadilhas eram jaulas de madeira ou fossos cobertos e galhos e plantas.




O arco e flecha permitia o caçador acertar de longe e garantir seu alimento.

Atividade 1

Escolha uma das imagens para fazer no caderno, colorindo e copiando sua explicação.


EDUCAÇÃO FÍSICA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Roseane Fischer
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

      1 -  Atividades de alongamento para realizarem em casa com seus pais ou responsáveis. Essa sequência poderá ser realizada 2 ou 3 vezes por semana. Estas atividades precisam ser registradas com imagens (fotos).




2    2-  Vamos conhecer melhor o esporte Voleibol, iniciando pelo espaço físico. Pesquise e após confeccione uma maquete da quadra de voleibol com suas respectivas medidas e posicione os atletas em quadra. Usem qualquer material que tiverem em casa: papelão, isopor, caixa de sapato, tampinhas de garrafa, botão,... No retorno das aulas cada aluno irá trazer a sua para a apresentação. Bom trabalho.


LÍNGUA INGLESA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Rafaela Bakkar Scherer
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020


    
ATIVIDADES PROPOSTAS:
Copiar o vocabulário abaixo, referente aos dias da semana, no seu caderno. Depois, pesquise na internet sobre a ORIGEM DOS NOMES DOS DIAS DA SEMANA em inglês, e escreva no caderno (em português).


MONDAY = SEGUNDA-FEIRA
TUESDAY = TERÇA-FEIRA
WEDNESDAY = QUARTA-FEIRA
THURSDAY = QUINTA-FEIRA
FRIDAY = SEXTA-FEIRA
SATURDAY = SÁBADO

SUNDAY = DOMINGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog