Aulas Programadas - 8º ano
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=7ZsrHfT6Ets
LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/zAnxY9Dhu60
LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/wbNv--cnkAA
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Q_z9d4Rch8w&ab_channel=cassiansr










































______________________________________________________
CIÊNCIAS
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=7ZsrHfT6Ets
LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/zAnxY9Dhu60
LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/wbNv--cnkAA
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Q_z9d4Rch8w&ab_channel=cassiansr










































CIÊNCIAS
TURMA 8º ANO - A1
TURMA 8º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho,
3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina:
_____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020“Não esqueçam que a dor passa; a ansiedade acalma; as dificuldades diminuem; o medo vai embora; a tristeza vira alegria; a força aumenta e logo tudo ficará BEM.”
1) Passamos
tanto tempo em casa acompanhando as notícias sobre o covid19. Acredito que
estejam todos bem em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Agora
eu gostaria que você:
a) Respondesse
em seu caderno. O que é o coronavírus? Como acontece o contágio? De que forma
ele pode se manifestar no organismo? De que forma podemos nos proteger?
b) Escrevesse
um parágrafo em seu caderno contando quais foram os impactos que essa pandemia
causou na sua vida e na vida de sua família.
Sugestão de jogo. Vamos ver se você consegue responder as perguntas do
QUIZ sobre Coronavírus. Basta acessar o link: https://www.stopcontagio.pt/.
2)
Em uma folha de papel crie um panfleto com escrita,
desenho, colagem. Você vai deixar uma mensagem positiva, que você considera
importante, para as pessoas que conhece nesse momento.
Observação: Essa atividade deverá ficar dentro do caderno de ciências e
será avaliada no retorno das aulas.
3) Pense
e responda:
a) Que
alimentos você considera saudáveis? Por quê?
b) Você
costuma comer alimentos saudáveis? Quantas vezes por dia ou semana?
c) Além
de se alimentar corretamente o que mais precisamos fazer para manter nosso
corpo saudável?
HISTÓRIA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020Queridos alunos,
Vamos
praticar um pouquinho?!!...
Atividade 1
A)
Após
leitura da página 37 do livro didático, escreva em seu caderno:
O
Iluminismo: a luz da razão contra a escuridão da ignorância
B)
Quem
são os principais pensadores do Iluminismo?
C)
ENCICLOPÉDIA
·
Quem
organizou:
·
O
que estava reunida nesta obra:
·
Quantos
volumes:
·
Em
qual século a população francesa passou a ter acesso a Enciclopédia:
·
Origem
da palavra e significado:
GEOGRAFIA
TURMA 8º ANO - A1
TURMA 8º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Atividades de Geografia
As
populações sempre se encontraram em movimento, se deslocando por todo o globo terrestre
ao longo da história, é fato que continua ocorrendo na atualidade.
1)
Atividade:
Pensando nisso, reflita na forma de um texto (no caderno de Geografia) sobre a
história de sua família e os movimentos de pessoas por diferentes
locais. Qual a origem da sua família? Onde residiram? Sempre residiram no mesmo
local? Por que se movimentaram para outros locais? Converse com seus pais e responsáveis
sobre o histórico de sua família.
Vamos lá! Vou querer
saber tudinho quando voltarmos a nos encontrar!
Saudades Queridos
alunos!!
LÍNGUA PORTUGUESA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
Leia os textos abaixo e
responda as questões 1, 2, 3 e 4.
Foram
beber na frente da conveniência após toque de recolher e acabaram detidos Eles
já tinham sido orientados e continuaram no local
Na noite de terça-feira (24), três rapazes e
uma jovem, com idades entre 21 e 23 anos, foram detidos por desrespeitarem o
toque de recolher em Jardim, município distante 239 quilômetros de Campo
Grande. Eles estavam na frente de uma conveniência, ouvindo música e ingerindo
bebidas alcoólicas.
Segundo
a Polícia Militar, fiscais do isolamento sanitário de prevenção ao Covid-19
informaram que quatro pessoas estavam aglomeradas na frente da conveniência,
bebendo e ouvindo som alto. Eles chegaram a avisar sobre o toque de recolher e
também sobre a orientação de evitar aglomerações. Mesmo assim, após às 22 horas
o grupo permanecia no local.
Em
Jardim o toque de recolher acontece às 22 horas. Os policiais foram até o local
e conduziram os quatro envolvidos para a delegacia do município, onde eles
foram autuados por infração de medida sanitária preventiva.
Fonte: jornal eletrônico Midiamax - 25/03/2020
Toque de recolher: 13 comércios são fechados na Capital
Reincidentes podem ter alvará cassado
Com o
suporte de um drone, os guardas civis metropolitanos foram às ruas de Campo
Grande nesta terça-feira (24). O toque de recolher fechou 13 estabelecimentos
comerciais que estavam funcionando após às 22 horas e abordaram 26 pessoas,
orientados a voltar pra casa.
O secretário Municipal de Segurança Pública,
Valério Azambuja, gradativamente vem crescendo a adesão ao toque de recolher.
Ele alerta que a partir de agora, vencida esta primeira fase de caráter
educativo, os comerciantes que insistirem em desrespeitar o toque de recolher
(entre 22 horas e às 5 horas do dia seguinte), poderão ser alvo de medidas mais
duras, com a possibilidade até mesmo de cassação dos alvarás de funcionamento
dos seus estabelecimentos.
Já os
transeuntes flagrantes nas ruas após às 22 horas, poderão ser encaminhados para
a Delegacia. Nesta terça, a GCM atendeu 8 denúncias de desrespeito ao toque de
recolher, fez rondas nas sete regiões urbanas de Campo Grande.
Fonte: jornal eletrônico Topmídia
News 25/03/2020
ATIVIDADE 1
1) Analisando as manchetes das
notícias, descreva as semelhanças entre elas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você é a favor ou contra as
medidas que foram adotadas para combater o novo coronavírus? Justifique sua
resposta. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Conforme a leitura
realizada, descreva o fato central de ambas as notícias, isto é, o que elas
abordam.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Reescreva o trecho grifado
na segunda notícia corrigindo o desvio de acentuação, conforme regras de uso da
crase.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2
Baseado na leitura das notícias anteriores, faça
uma entrevista com seus familiares – se preciso, utilize o Whatsapp ou telefone
- buscando saber a opinião deles sobre o toque de recolher imposto em Campo
Grande devido ao novo coronavírus. Após, responda às seguintes questões:
1) Quantas pessoas você
entrevistou? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quantas são contra e
quantas são a favor. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Baseado nessa entrevista,
calcule e informe a porcentagem de pessoas, em sua casa, contra e a favor ao
toque de recolher. ____% a favor. ____% contra.
Rua Carlos Spohr
Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS - Fone 3982 1177
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSORA
EDINÉIA - 8º ANO
ATIVIDADE 3 - (2 aulas) 15/05/20
Leia o decreto e responda às questões 1, 2 e
3.
DECRETO n. 14.211, DE 21 DE MARÇO DE 2020.
Determina
toque de recolher em todo o território do município de Campo Grande, para
enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus - COVID-19 e dá outras
providências. MARCOS MARCELLO TRAD, Prefeito Municipal de Campo Grande, capital
do Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições conferidas nos incisos
II e VI, do art. 67 da Lei Orgânica do Município. Considerando a Portaria MS n.
188, de 3 de fevereiro de 2020, por meio da qual o Ministro de Estado da Saúde
declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em
decorrência da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus; Considerando que a Lei
Federal n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, dispôs sobre medidas para o
enfrentamento da citada emergência de saúde pública de importância
internacional; Considerando que a Câmara dos Deputados, em 18 de março de 2020,
e o Senado Federal reconheceu a existência de calamidade pública para os fins
do artigo 65 da Lei Complementar Federal n. 101, de 4 de maio de 2000;
Considerando a notória e crescente escala nacional, estadual e municipal dos
índices de infestação do coronavírus – COVID-19; Considerando a situação de
emergência declarada pelo Decreto Municipal n. 14.195, de 18 de março de 2020,
para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus – COVID-19; Considerando a necessidade de tomada de
medidas urgentes e mais severas para conter a circulação e aglomeração de
pessoas, DECRETA:
Art. 1º Fica determinado toque
de recolher a partir do dia 21 de março a 5 de abril de 2020, das 22:00 até às
05:00 horas do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo
território do Município de Campo Grande, ficando terminantemente proibido a
circulação de pessoas, exceto a circulação quando necessária para acesso aos
serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência.
Parágrafo único. A locomoção no horário em que vigorar o toque de recolher
deverá ser realizada pelo indivíduo, preferencialmente, de maneira individual,
sem acompanhante.
Art. 2º Poderá ocorrer apreensão de veículos e
condução forçada de pessoas pelas autoridades municipais, em decorrência do
descumprimento do disposto no caput deste artigo.
Art. 3º Em razão do toque de
recolher fica terminantemente proibida a circulação e permanência de pessoas
nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros, objetivando evitar
contatos e aglomerações, no período estipulado no caput do art. 1º deste
Decreto.
Art. 4º Em caso de
descumprimento das medidas previstas neste Decreto, a Secretaria Especial de
Segurança e Defesa Social em conjunto com as Secretarias Municipais de Meio
Ambiente e Gestão Urbana e de Saúde, são competentes para apurar as eventuais
práticas de infrações administrativas previstas no ordenamento jurídico
municipal, bem como no artigo 10 da Lei Federal n. 6.437, de 20 de agosto de
1977, além dos crimes previstos nos artigos 267, 268 e 330 do Código Penal.
Parágrafo único. Fica delegado, em caráter excepcional e pelo prazo constante
no caput do art. 1º deste Decreto, à Guarda Civil Metropolitana os poderes de
fiscalização pertencentes a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e
Gestão Urbana.
Art. 5º Este Decreto entra em
vigor na data de sua publicação.
CAMPO GRANDE-MS, 21 DE MARÇO DE 2020.
1) Tendo em vista o
gênero textual lido, isto é, “Decreto”, identifique e escreva abaixo os itens
(tópicos) que compõem o texto, ex.: data, local, etc.: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quais são as principais
ações previstas pelo decreto e qual o objetivo central delas? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Tendo em vista as medidas
impostas pelo decreto, dê sua opinião sobre a eficácia delas para o combate ao
novo coronavírus. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Rua Carlos Spohr
Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS - Fone 3982 1177
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSORA
EDINÉIA - 8º ANO
ATIVIDADE 4 (2 AULAS) - 20/05/20
Produzir um texto
argumentativo (artigo de opinião) de 20 a 25 linhas, com título trazendo pontos
de vista contra e a favor a quarentena imposta pelo novo coronavírus. É
necessário que se pesquise em sites de notícias locais e nacionais, e que se
leia textos de especialistas para emitir sua opinião sobre essa situação.
Pode-se usar citações dos autores, desde que se dê o devido crédito.
MATEMÁTICA
TURMA 8º ANO - A1
TURMA 8º ANO -A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
QUERIDOS ALUNOS!
NAS PRÓXIMAS AULAS IREMOS FAZER UMA RETOMADA DAS EQUAÇÕES
QUE JÁ TRABALHAMOS NO ANO ANTERIOR. PODEM USAR SEUS CADERNOS COMO FONTE DE
PESQUISA. AS ATIVIDADES A SEGUIR DEVEM SER COPIADAS E REALIZADAS NO CADERNO DO
ALUNO DURANTE ESTA SEMANA. BOM TRABALHO DE REVISÃO!!!
1) Resolva em R as equações a seguir:
a) 3 + x = 0
b) 23x + 2 = 2
c) 12 – 7 + 4x = 25
d) 5x – 3x = 30
e) 4x + 10 = 45 – 3x
2) Seja a equação do 1º grau 2x + 4 = 2 – 3x,
responda:
a) Qual o primeiro membro
desta equação?
b) Qual o segundo membro?
c) Qual o valor de x que
torna a equação verdadeira?
3) Encontre o valor da incógnita que satisfaz a
equação: 5.(9 + y) = 20 – 3 + 6y
4) Seja a equações 8.(4 – 3x) = 2, encontre o valor de x
que torna a equação verdadeira.
5) Certa pessoa entra na igreja e diz a um santo: se você
dobrar a quantia de dinheiro
que eu tenho, dou-lhe R$ 20 000,00.
Dito isto, o santo realizou o milagre, e a pessoa, o prometido. Muito animada,
ela repetiu a proposta, e o santo, o milagre. Feito isto, esta pessoa saiu da
igreja sem qualquer dinheiro. Pergunta-se: quanto em dinheiro a pessoa possuía
ao entrar na igreja?
6) O dobro de um número
subtraído de 20 é igual a 100. Qual é o número?
7)O
triplo de um número adicionado ao seu dobro resulta em 600. Qual é o número?
8)
Que número eu sou? O dobro de meu antecessor, menos 3, é igual a 25.
9) Carlos tinha certa quantia em dinheiro, foi ao shopping e gastou 1/3 da
quantia na compra de uma revista, gastou 1/4 da quantia na compra de um CD e
ainda ficou com R$ 25,00. Qual era a quantia que Carlos possuía?
10) Os 44 alunos da 7ª série A de uma escola representam 40% de todos os
alunos da 7ª série dessa mesma instituição. Quantos são os alunos da 7ª série
dessa escola?
ARTES
TURMA 8º ANO A-1
TURMA 8º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
Olá alunos estou enviando a atividade de Arte dessa semana:
Na aula anterior trabalhamos o texto “A Arte e o Planeta” do
nosso livro de Arte. Hoje vamos trabalhar, na pág. 19 o item “O Fim do Mundo?”
O texto fala sobre filmes e séries que apresentam enredos
que abordam o fim do mundo. Cita a animação “Arden’s Wake, de 2017, que se
passa em um futuro distante, quando os níveis dos oceanos aumentaram. Nesse
planeta inundado, uma jovem e seu pai vivem isolados por um mar sem fim. Bem
interessante, quem puder assistir (15 min.).
ATIVIDADE
PROPOSTA:
Analisando o contexto atual e a partir da pergunta que temos
no texto “Você acha que narrativas como essa fazem pensar que, enquanto
pudermos sonhar com mundos melhores haverá um futuro?”, faça um desenho de como
você imagina o mundo no futuro.
Obs: Fazer a atividade no dia da nossa aula e registrar no
caderno o que foi realizado. Dúvidas serão dadas no nosso grupo de watts,
dentro do horário escolar.
SE CUIDEM QUERIDOS, ABRAÇOS.
ENSINO RELIGIOSO
TURMA 8º ANO - A1
TURMA 8º ANO - A2
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
QUERIDOS ALNOS! VAMOS FALAR SOBRE EMPATIA?
COPIE AS
ATIVIDADES NO CADERNO, REALIZE E REFLITA SOBRE O QUE É TER EMPATIA, PRINCIPALMENTE
NO MOMENTO EM QUE ESTAMOS VIVENDO.
EDUCAÇÃO FÍSICA
TURMA 8º ANO - A1
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
1 Parte:
Seguindo o guia acima, realizar os alongamentos número:
6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30
2 Parte:
Pequeno circuito –
Faça na sua sala ou corredor, uma linha de chinelos ou tênis afastados a cada
30cm ou 40 cm. Esse caminho poderá ser usado para diversas movimentações. Você
pode fazer um zigue-zague lateral, frontal, pode saltar sobre eles com os dois
pés ao mesmo tempo ou um por vez etc. Indo e voltando e será um bom exercício!
Vocês têm 4 possibilidades de movimentos. Aconselho fazer durante 1 minuto com
intervalo também de 1 minuto. Pode-se repetir de 3 a 4 vezes o circuito.
Registrar estas atividades com fotos, para comprovação
Registrar estas atividades com fotos, para comprovação
3 Parte:
Repetir o mesmo alongamento do início da aula. Seguindo o
guia acima, realizar os alongamentos número:
6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30
Boa semana e até nosssa próxima aula!!
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
LÍNGUA INGLESA
TURMA 8º ANO - A1
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Sphor Filho,
3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177
Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Rafaela Bakkar Scherer
Disciplina:
_______________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020
ATIVIDADES PROPOSTAS: Copie no
caderno o vocabulário referente aos ambientes da casa e móveis. Depois, escreva
a tradução dessas palavras, pesquisando no dicionário ou na internet.
LIVING ROOM
KITCHEN
BEDROOM
BATHROOM
GARAGE
HALL
DINING ROOM
ATTIC
BASEMENT
TABLE
CHAIR
PICTURE
TOILET
SINK
LAMP
SOFA
WINDOW
DOOR
BED
WASHING MACHINE
BATHTUB
MIRROR
WARDROBE
FRIDGE
COOKER
MICROWAVE OVEN
Muito difisio essendeveres e eu ñ sei ecuação de primeiro gral
ResponderExcluir