Aulas Programadas - 8º ano















































































 





























LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/wbNv--cnkAA






























































LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Q_z9d4Rch8w&ab_channel=cassiansr











































































































 
 

 
 


 
 
 
 
 


 



































  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 















 
 
 
 
 
 
 

 
 




























































































































______________________________________________________


CIÊNCIAS

TURMA 8º ANO - A1
TURMA 8º ANO - A2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020


“Não esqueçam que a dor passa; a ansiedade acalma; as dificuldades diminuem; o medo vai embora; a tristeza vira alegria; a força aumenta e logo tudo ficará BEM.”



1)    Passamos tanto tempo em casa acompanhando as notícias sobre o covid19. Acredito que estejam todos bem em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Agora eu gostaria que você:
a)    Respondesse em seu caderno. O que é o coronavírus? Como acontece o contágio? De que forma ele pode se manifestar no organismo? De que forma podemos nos proteger?
b)    Escrevesse um parágrafo em seu caderno contando quais foram os impactos que essa pandemia causou na sua vida e na vida de sua família.

Sugestão de jogo. Vamos ver se você consegue responder as perguntas do QUIZ sobre Coronavírus. Basta acessar o link: https://www.stopcontagio.pt/.

2)    Em uma folha de papel crie um panfleto com escrita, desenho, colagem. Você vai deixar uma mensagem positiva, que você considera importante, para as pessoas que conhece nesse momento.
Observação: Essa atividade deverá ficar dentro do caderno de ciências e será avaliada no retorno das aulas.

3)    Pense e responda:
a)    Que alimentos você considera saudáveis? Por quê?
b)    Você costuma comer alimentos saudáveis? Quantas vezes por dia ou semana?
c)    Além de se alimentar corretamente o que mais precisamos fazer para manter nosso corpo saudável?




HISTÓRIA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Queridos alunos,
Vamos praticar um pouquinho?!!...

Atividade 1

A)   Após leitura da página 37 do livro didático, escreva em seu caderno:

O Iluminismo: a luz da razão contra a escuridão da ignorância

B)   Quem são os principais pensadores do Iluminismo?

C)   ENCICLOPÉDIA

·         Quem organizou:
·         O que estava reunida nesta obra:
·         Quantos volumes:
·         Em qual século a população francesa passou a ter acesso a Enciclopédia:
·         Origem da palavra e significado:

GEOGRAFIA

TURMA 8º ANO - A1
TURMA 8º ANO - A2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________

Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Atividades de Geografia

As populações sempre se encontraram em movimento, se deslocando por todo o globo terrestre ao longo da história, é fato que continua ocorrendo na atualidade.
1)    Atividade: Pensando nisso, reflita na forma de um texto (no caderno de Geografia) sobre a história de sua família e os movimentos de pessoas por diferentes locais. Qual a origem da sua família? Onde residiram? Sempre residiram no mesmo local? Por que se movimentaram para outros locais? Converse com seus pais e responsáveis sobre o histórico de sua família.

Vamos lá! Vou querer saber tudinho quando voltarmos a nos encontrar!
Saudades Queridos alunos!!



LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Leia os textos abaixo e responda as questões 1, 2, 3 e 4.

Foram beber na frente da conveniência após toque de recolher e acabaram detidos Eles já tinham sido orientados e continuaram no local
 Na noite de terça-feira (24), três rapazes e uma jovem, com idades entre 21 e 23 anos, foram detidos por desrespeitarem o toque de recolher em Jardim, município distante 239 quilômetros de Campo Grande. Eles estavam na frente de uma conveniência, ouvindo música e ingerindo bebidas alcoólicas.
Segundo a Polícia Militar, fiscais do isolamento sanitário de prevenção ao Covid-19 informaram que quatro pessoas estavam aglomeradas na frente da conveniência, bebendo e ouvindo som alto. Eles chegaram a avisar sobre o toque de recolher e também sobre a orientação de evitar aglomerações. Mesmo assim, após às 22 horas o grupo permanecia no local.
Em Jardim o toque de recolher acontece às 22 horas. Os policiais foram até o local e conduziram os quatro envolvidos para a delegacia do município, onde eles foram autuados por infração de medida sanitária preventiva.
     Fonte: jornal eletrônico Midiamax - 25/03/2020

Toque de recolher: 13 comércios são fechados na Capital
Reincidentes podem ter alvará cassado
Com o suporte de um drone, os guardas civis metropolitanos foram às ruas de Campo Grande nesta terça-feira (24). O toque de recolher fechou 13 estabelecimentos comerciais que estavam funcionando após às 22 horas e abordaram 26 pessoas, orientados a voltar pra casa.
 O secretário Municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, gradativamente vem crescendo a adesão ao toque de recolher. Ele alerta que a partir de agora, vencida esta primeira fase de caráter educativo, os comerciantes que insistirem em desrespeitar o toque de recolher (entre 22 horas e às 5 horas do dia seguinte), poderão ser alvo de medidas mais duras, com a possibilidade até mesmo de cassação dos alvarás de funcionamento dos seus estabelecimentos.
Já os transeuntes flagrantes nas ruas após às 22 horas, poderão ser encaminhados para a Delegacia. Nesta terça, a GCM atendeu 8 denúncias de desrespeito ao toque de recolher, fez rondas nas sete regiões urbanas de Campo Grande.
                                                      Fonte: jornal eletrônico Topmídia News 25/03/2020

ATIVIDADE 1
1) Analisando as manchetes das notícias, descreva as semelhanças entre elas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você é a favor ou contra as medidas que foram adotadas para combater o novo coronavírus? Justifique sua resposta.     ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Conforme a leitura realizada, descreva o fato central de ambas as notícias, isto é, o que elas abordam.       ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Reescreva o trecho grifado na segunda notícia corrigindo o desvio de acentuação, conforme regras de uso da crase.               
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 2
 Baseado na leitura das notícias anteriores, faça uma entrevista com seus familiares – se preciso, utilize o Whatsapp ou telefone - buscando saber a opinião deles sobre o toque de recolher imposto em Campo Grande devido ao novo coronavírus. Após, responda às seguintes questões:
1) Quantas pessoas você entrevistou?  _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quantas são contra e quantas são a favor.  _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Baseado nessa entrevista, calcule e informe a porcentagem de pessoas, em sua casa, contra e a favor ao toque de recolher. ____% a favor. ____% contra.



  ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Spohr Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS - Fone 3982 1177

LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSORA EDINÉIA - 8º ANO 
ATIVIDADE 3 - (2 aulas)  15/05/20
 Leia o decreto e responda às questões 1, 2 e 3.
 DECRETO n. 14.211, DE 21 DE MARÇO DE 2020.
Determina toque de recolher em todo o território do município de Campo Grande, para enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus - COVID-19 e dá outras providências. MARCOS MARCELLO TRAD, Prefeito Municipal de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições conferidas nos incisos II e VI, do art. 67 da Lei Orgânica do Município. Considerando a Portaria MS n. 188, de 3 de fevereiro de 2020, por meio da qual o Ministro de Estado da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus; Considerando que a Lei Federal n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, dispôs sobre medidas para o enfrentamento da citada emergência de saúde pública de importância internacional; Considerando que a Câmara dos Deputados, em 18 de março de 2020, e o Senado Federal reconheceu a existência de calamidade pública para os fins do artigo 65 da Lei Complementar Federal n. 101, de 4 de maio de 2000; Considerando a notória e crescente escala nacional, estadual e municipal dos índices de infestação do coronavírus – COVID-19; Considerando a situação de emergência declarada pelo Decreto Municipal n. 14.195, de 18 de março de 2020, para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus – COVID-19;  Considerando a necessidade de tomada de medidas urgentes e mais severas para conter a circulação e aglomeração de pessoas, DECRETA:
Art. 1º Fica determinado toque de recolher a partir do dia 21 de março a 5 de abril de 2020, das 22:00 até às 05:00 horas do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo território do Município de Campo Grande, ficando terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto a circulação quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência. Parágrafo único. A locomoção no horário em que vigorar o toque de recolher deverá ser realizada pelo indivíduo, preferencialmente, de maneira individual, sem acompanhante.
 Art. 2º Poderá ocorrer apreensão de veículos e condução forçada de pessoas pelas autoridades municipais, em decorrência do descumprimento do disposto no caput deste artigo.
Art. 3º Em razão do toque de recolher fica terminantemente proibida a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros, objetivando evitar contatos e aglomerações, no período estipulado no caput do art. 1º deste Decreto.
Art. 4º Em caso de descumprimento das medidas previstas neste Decreto, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social em conjunto com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Gestão Urbana e de Saúde, são competentes para apurar as eventuais práticas de infrações administrativas previstas no ordenamento jurídico municipal, bem como no artigo 10 da Lei Federal n. 6.437, de 20 de agosto de 1977, além dos crimes previstos nos artigos 267, 268 e 330 do Código Penal. Parágrafo único. Fica delegado, em caráter excepcional e pelo prazo constante no caput do art. 1º deste Decreto, à Guarda Civil Metropolitana os poderes de fiscalização pertencentes a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana.
Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
 CAMPO GRANDE-MS, 21 DE MARÇO DE 2020.
 1) Tendo em vista o gênero textual lido, isto é, “Decreto”, identifique e escreva abaixo os itens (tópicos) que compõem o texto, ex.: data, local, etc.:  ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quais são as principais ações previstas pelo decreto e qual o objetivo central delas? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Tendo em vista as medidas impostas pelo decreto, dê sua opinião sobre a eficácia delas para o combate ao novo coronavírus.     ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO
Rua Carlos Spohr Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS - Fone 3982 1177

LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSORA EDINÉIA - 8º ANO 
ATIVIDADE 4 (2 AULAS) - 20/05/20
Produzir um texto argumentativo (artigo de opinião) de 20 a 25 linhas, com título trazendo pontos de vista contra e a favor a quarentena imposta pelo novo coronavírus. É necessário que se pesquise em sites de notícias locais e nacionais, e que se leia textos de especialistas para emitir sua opinião sobre essa situação. Pode-se usar citações dos autores, desde que se dê o devido crédito.

MATEMÁTICA

TURMA 8º ANO - A1
TURMA 8º ANO -A2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020


QUERIDOS ALUNOS!
NAS PRÓXIMAS AULAS IREMOS FAZER UMA RETOMADA DAS EQUAÇÕES QUE JÁ TRABALHAMOS NO ANO ANTERIOR. PODEM USAR SEUS CADERNOS COMO FONTE DE PESQUISA. AS ATIVIDADES A SEGUIR DEVEM SER COPIADAS E REALIZADAS NO CADERNO DO ALUNO DURANTE ESTA SEMANA. BOM TRABALHO DE REVISÃO!!!

1) Resolva em R as equações a seguir:
a) 3 + x = 0
b) 23x + 2 = 2
c) 12 – 7 + 4x = 25
d) 5x – 3x = 30
e) 4x + 10 = 45 – 3x

2) Seja a equação do 1º grau 2x + 4 = 2 – 3x, responda:
a) Qual o primeiro membro desta equação?
b) Qual o segundo membro?
c) Qual o valor de x que torna a equação verdadeira?

3) Encontre o valor da incógnita que satisfaz a equação: 5.(9 + y) = 20 – 3 + 6y

4) Seja a equações 8.(4 – 3x) = 2, encontre o valor de x que torna a equação verdadeira.

5)  Certa pessoa entra na igreja e diz a um santo: se você dobrar a quantia de dinheiro
que eu tenho, dou-lhe R$ 20 000,00. Dito isto, o santo realizou o milagre, e a pessoa, o prometido. Muito animada, ela repetiu a proposta, e o santo, o milagre. Feito isto, esta pessoa saiu da igreja sem qualquer dinheiro. Pergunta-se: quanto em dinheiro a pessoa possuía ao entrar na igreja?

6) O dobro de um número subtraído de 20 é igual a 100. Qual é o número?

7)O triplo de um número adicionado ao seu dobro resulta em 600. Qual é o número?

8) Que número eu sou? O dobro de meu antecessor, menos 3, é igual a 25.

9) Carlos tinha certa quantia em dinheiro, foi ao shopping e gastou 1/3 da quantia na compra de uma revista, gastou 1/4 da quantia na compra de um CD e ainda ficou com R$ 25,00. Qual era a quantia que Carlos possuía?


10) Os 44 alunos da 7ª série A de uma escola representam 40% de todos os alunos da 7ª série dessa mesma instituição. Quantos são os alunos da 7ª série dessa escola?

ARTES

TURMA 8º ANO A-1
TURMA 8º ANO - A2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Olá alunos estou enviando a atividade de Arte dessa semana:
Na aula anterior trabalhamos o texto “A Arte e o Planeta” do nosso livro de Arte. Hoje vamos trabalhar, na pág. 19 o item “O Fim do Mundo?”
O texto fala sobre filmes e séries que apresentam enredos que abordam o fim do mundo. Cita a animação “Arden’s Wake, de 2017, que se passa em um futuro distante, quando os níveis dos oceanos aumentaram. Nesse planeta inundado, uma jovem e seu pai vivem isolados por um mar sem fim. Bem interessante, quem puder assistir (15 min.).

ATIVIDADE PROPOSTA:
Analisando o contexto atual e a partir da pergunta que temos no texto “Você acha que narrativas como essa fazem pensar que, enquanto pudermos sonhar com mundos melhores haverá um futuro?”, faça um desenho de como você imagina o mundo no futuro.
Obs: Fazer a atividade no dia da nossa aula e registrar no caderno o que foi realizado. Dúvidas serão dadas no nosso grupo de watts, dentro do horário escolar.

SE CUIDEM QUERIDOS, ABRAÇOS.


ENSINO RELIGIOSO

TURMA 8º ANO - A1
TURMA 8º ANO - A2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a):____________________________________________________________
Disciplina: _____________________________________________________________
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

QUERIDOS ALNOS! VAMOS FALAR SOBRE EMPATIA?
 COPIE AS ATIVIDADES NO CADERNO, REALIZE E REFLITA SOBRE O QUE É TER EMPATIA, PRINCIPALMENTE NO MOMENTO EM QUE ESTAMOS VIVENDO.




EDUCAÇÃO FÍSICA

TURMA 8º ANO - A1


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO


Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177



Nome do estudante: ______________________________________________

Turma: _________________________________________________________

Professor(a):____________________________________________________________

Disciplina: _____________________________________________________________

Data: 11/05/2020 a 15/05/2020



1 Parte:
Seguindo o guia acima, realizar os alongamentos número:
6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30

2 Parte:
Pequeno circuito – Faça na sua sala ou corredor, uma linha de chinelos ou tênis afastados a cada 30cm ou 40 cm. Esse caminho poderá ser usado para diversas movimentações. Você pode fazer um zigue-zague lateral, frontal, pode saltar sobre eles com os dois pés ao mesmo tempo ou um por vez etc. Indo e voltando e será um bom exercício! Vocês têm 4 possibilidades de movimentos. Aconselho fazer durante 1 minuto com intervalo também de 1 minuto. Pode-se repetir de 3 a 4 vezes o circuito.

Registrar estas atividades com fotos, para comprovação


3 Parte:
Repetir o mesmo alongamento do início da aula. Seguindo o guia acima, realizar os alongamentos número:
6 – 7 – 10 – 14 – 23 – 26 – 28 e 30

Boa semana e até nosssa próxima aula!!




LÍNGUA INGLESA

TURMA 8º ANO - A1

TURMA 8º ANO - A2

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO

Rua Carlos Sphor Filho, 3320 – Moinhos D’Água – Lajeado/RS – Fone 3982 1177

Nome do estudante: ______________________________________________
Turma: _________________________________________________________
Professor(a): Rafaela Bakkar Scherer
Disciplina: _______________________________________________________

Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

ATIVIDADES PROPOSTAS: Copie no caderno o vocabulário referente aos ambientes da casa e móveis. Depois, escreva a tradução dessas palavras, pesquisando no dicionário ou na internet.

LIVING ROOM
KITCHEN
BEDROOM
BATHROOM
GARAGE
HALL
DINING ROOM
ATTIC
BASEMENT

TABLE
CHAIR
PICTURE
TOILET
SINK
LAMP
SOFA
WINDOW
DOOR
BED
WASHING MACHINE
SHOWER
BATHTUB
MIRROR
WARDROBE
FRIDGE
COOKER
MICROWAVE OVEN





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog